Resumo do ano: minhas surpresas e decepções [Lista]

Olá!

Final do ano chegou e o clima de retrospectiva está no ar. Por isso, eu decidi fazer um posto de balanço das minhas leituras e também dos animes que eu assisti no ano de 2018.
Bem estar exercício é bom para treinar a memória, eu leio muitos mangás ao mesmo tempo e acabo esquecendo de muita coisa...principalmente, quando as histórias são parecidas e sem originalidade….
Eu tentei dividir por categorias e escolher apenas um em cada uma delas, mas, em alguns casos fica difícil! Eu também dividi as categorias em andamento e concluídos.
LEITURAS
  • Shoujo escolar

Vocês já sabem que eu (apesar da idade) curto histórias escolares.
Em andamento:
a.               Honey Lemon Soda ⇒ Meu mangá água com açúcar do momento, um mangá que não é complico, com uma narrativa linear, com a dose certa de drama, romance (totalmente puro) e comédia. Além, disso tudo Mayu-sensei tem um traça bem bonito (eu amo as versões chibi que ela desenha). Eu já escrevi um pouquinho sobre esse mangá aqui.
b.              Ai ga Shinu no wa Kimi no Sei ⇒ Esse mangá ganha no quesito “leitura refrescante”, eu realmente não sei o que esperar dessa obra depois de x capítulos lidos, ela tem um enredo meio imprevisível e isso tem despertado a minha atenção. Eu já escrevi sobre ele também aqui no blog.
Concluído: Muito difícil escolher qual o melhor shoujo escolar que eu li esse ano pois, eu li Mars e Orange, e eu gostei bastante de ambos.

a.               Orange ⇒ Orange foi a razão desse blog ter sido feito, depois de lê-lo eu senti a necessidade de escrever sobre ele, pois, depois de anos afastada do “mundo otaku” eu não tinha com quem conversar sobre as temáticas desse mundo. Orange foi uma leitura muito especial para mim, pois, eu estava em um processo depressivo em razão de toda a que eu ansiedade acumulava. Orange me ajudo a enxergar o meu processo depressivo, dado que naquele momento eu estava em processo de negação desse fato. Para uma mais cenas mais bonitas que eu já vi e o quadro do Kakeru chorando com a Naho. [resenha: aqui]
b.              Mars ⇒ Mars é um história completa para mim, ela tem tudo que e necessário e bem dosado. Em certos momentos ela parece uma novela, daquelas maravilhosas em que você não consegui se aguentar para o próximo capítulo. O início é “pega trouxa”, pois, parece que teremos uma história super batida, mas Soryo Fuyumi dá um tapa na cara do leitor emendando um arco melhor que o outro. Eu já desabafei meu coração sobre essa experiência de leitura aqui no blog. [resenha: aqui]
  • Shoujo não-escolar

Nessa categoria todas as histórias têm algo em comum a presença de protagonistas nem um pouquinho passivas e que tentam sempre escrever a sua própria história quebrando as convenções estabelecidas.
Em andamento:
a.               Akatsuki no Yona ⇒ Não podia faltar Akatsuki no Yona nessa lista, ele é meu xuxu precioso! Depois de um arco bem chatinho (eu não gostei do arco de Xing pessoal, me desculpe), temos um arco que está prometendo muito! Claro que existe uma resenha, muito mais como um desabafo desse mangá aqui!

Concluído:
a.               Anatolia Story ⇒ Anatoly Story foi uma adorável surpresa. Eu gostei do enredo e dos personagens, e de quebra aprendi sobre um povo que não lembro de ter estudado. Já escrevi sobre ele aqui!

b.              Saiunkoku Monogatari ⇒ esse mangá tem uma temática que eu particularmente amo: harém palaciano. Foi graças uma indicação de uma leitora feita no post (muitíssimo obrigada!) sobre essa temática (aqui) que eu decidi subir Monotogari na minha lista de prioridades. Eu amei esse mangá, muito em razão da Korei que é uma protagonista maravilhosa. Uma pena que o final da novel (não tem no mangá) não me agradou.
  • Shoujo 

Em andamento:
A.             Akatsuki no Yona ⇒ Bem, eu já escrevi que ele é o meu xuxu precioso não é? ^^ 
Concluído:
A.             Mars ⇒ Por causa do conjunto da obra.
  • Shounen

 Ponto interessante é que ambos os mangá dessa lista são obras de mulheres! #girlpower
Em andamento:
A.             Noragami ⇒Noragami tem a mistura mais tóxica que um shounen pode ter para a minha pessoa: fantasia e belíssimas lutas. Sim, eu amo história de fantasia, se ela tiver como plano de fundo o folclore japonês temos um charme a mais. Noragami tem a vantagem de ter um bom enredo, uma narrativa fluida e personagens super carismáticos! Além disso tudo, o traço é absurdamente bonito! Eu já escrevi sobre esse mangá aqui no blog.

B.             Aoi no Exorcist ⇒ Esse mangá estava na “geladeira”. Eu sempre deixo acumular alguns capítulos dele e no mês passado eu fiz o coloquei em dia. O arco dessa história está bem legal, eu gosto desse mangá pela mesma que Noragami, ele tem a combinação que me desperta a atenção. Os personagens não são tão carismáticos com em Noragami e a história é um pouquinho mais confusa, mas, ela é legal de acompanhar.

Concluído: Koe no Katachi ⇒ Um dos melhores mangás que eu li esse ano, só p final que deixou a desejar...[resenha: aqui]
  • Seinen

Em andamento:
A.             Raise wa Taiga li ⇒ Outro xuxu preciso que têm que estar nessa lista! Eu estou curtindo muito esse mangá e ele é um dos poucos que eu leio certinho (eu inclusive sei a época da atualização dele) e releio quando sai em inglês. Aqui para mim o grande ponto de destaque recai sobre a protagonista Yukino. Ela é muito badass e a relação distorcida dela com o Kirishima é interessante de ler.  [ressenha: aqui]
B.             Innocent ⇒ Uma palavra descreve a minha experiência com Innocent : choque. Tudo nesse mangá desperta emoção, o enredo, os personagens, o traço, a forma de disposição dos quadros, a violência. Innocenti é muito violento, mas, a sua violência não é gratuita e nem apelativa, ela é contextualizada e isso faz toda a diferença. Eu realmente gosto desse mangá e o traço do Seu é uma coisa de louco, ele é muito preciso, é lindo demais.
(Quase) Concluído:
A.             Tokyo Ghoul RE ⇒ Faltam 13 capítulos que serão maratonados até o fim do ano, essa é uma meta de fim de ano!
  • Josei

Em andamento:

A.             Ashi-Girl ⇒ Ashi-Girl é aquele mangá que me salva, ele é super divertido e me faz desopilar o fígado. Eu adoro a Yui e o Jovem Lorde é um xuxu, o forma como o relacionamento deles se desenvolve é muito legal! A Yui é outra protagonista que é interessante, pois, ela devido o seu amor incondicional ao Jovem Lorde está disposta a tudo para salvá-lo do seu destino, ela se passa por soldado e tenta avança na carreira militar apenas para poder estar perto dele e ser capaz de protegê-lo. Eu Já escrevi sobre ele aqui.
Concluído: Aqui tem muitos mangás que merecem um espaço por isso eu vou ser sucinta na descrição deles, até por que dois deles tem resenha aqui no blog
a.               Tokyo Tarareba Musume ⇒ Não podia faltar uma obra da Higashimura Akiko em uma lista de melhores leituras, não é mesmo? ^^ Eu gosto bastante da forma como a história evolui nesse mangá e como a autopressão por realizações é descrita [resenha: aqui]
b.              Gokusen ⇒ Obra obra da Moritomo-sensei. Gokusen é muitíssimo divertido, assim como Ashi-Girl, ele foi responsável pelos meus momentos de desopilação (existe essa palavra??)! [resenha: aqui]
c.               Haru Noroi ⇒ Se você procura um mangá curto dramático redondinho, Haru Noroi é uma pedida certa. Essa obra é da mesma mangaká de Raise wa Taiga Li. Eu gostei bastante dele, ele consegue apesar de sucinto desenvolver bem o enredo e os personagens, tendo como pano de fundo algo difícil de trabalhar a morte.
  • Webtoon

A descoberta desse ano para mim foram os webtoons. Eu tinha ranço dessa modalidade de quadrinhos, pois, a maior parte das histórias românticas que eu tinha tido acesso começavam com estupro ou situações horríveis. Todas as histórias pareciam as mesmas e eu não curti os traços das obras. Tudo mudou quando eu descobri o Webtoons Line e I love Yoo entro no meu radar. Eu já escrevi sobre essa experiência aqui no blog. Por isso, pela quebra das minhas experiências negativas e a entrada sem volta nos quadrinhos digitais o laureado dessas categoria é I love Yoo. [resenha: aqui]
Merecem uma menção honrosa: A good day to be a dog (comédia romântica), Olympus (romance com mitologia grega) e Pixels (comédia romântica).
Maiores Decepções
Conluídos:
A.             Collecathan ⇒ Eu fiquei muito, mais muita, p da vida com esse mangá. Eu gostei bastante do primeiro volume e fui pilhadíssima para os segundo e não curti em nada o desenvolvimento final dele, as eventos foram explicados de forma rápida e eu achei as coisas meio sem sentido no final...eu fiquei com a sensação que a história poderia ter sido muito mais bem aproveitada.

B.             Ao Haru no haido ⇒ Oh là là, eu tinha altíssimas expectativas nesse mangá e fiquei decepcionadíssima como ele, pois, ele foi mais do mesmo e os personagens não me cativaram em nada (algo difícil de ocorrer). Eu tive que recorrer a leitura dinâmica em algumas parte, pois, era insuportável. Essa experiência me levou a escrever um post (está metade pronto!) sobre as obras dessa mangaká, pois, eu tenho o meu “santo não bate” com o dela, não sei explicar o que por que eu não consigo gostar dos trabalhos dela, o único que eu achei interessante foi Stroge Egde. Esse post sai em 2019.
Em andamento:
A.             Skip Beat ⇒ A Kyoko não merece o desenvolvimento que a mangaká está dando para essa história, para mim está sendo muitíssimo difícil continuar a leitura, pois eu tenho a impressão que nada avança nessa história, NADA e isso é muito frustrante por que eu gosto dos personagens! [Já desabafei sobre minhas frustrações aqui].
  • Maiores Surpresas:

Concluídas: Mars e Bambi to Dhole
Em andamento: Ai ga Shinu no wa Kimi no Sei.

  • Por temáticas, bem rapidinho:

Ação: Noragami
Fantasia: Akatsuki no Yona
Histórico: Innocent 
Romance: Mars 
Drama: Orange
Isekai: Anatolia Story
Manhua: Scarlet Palace
Manhwa: Good day to be a dog \ Annarasumanara
Melhor volta: Noragami \o/
Acabouuuu: Tokyo Ghoul RE (até 2019 ele termina!!)

Animes - Top 5 (não existe ordem) + Extra
My Boku no Hero ⇒ shounen clássico, com lutas ótimas e bons personagens.
Erased ⇒ Um maravilhoso thriller! S2
Cells at work ⇒ Desopilador de fígado +
Kakuriyo no Yondameshi ⇒ Quota de yokai da temporada ^^
Hinamatsuri ⇒ aquela comédia ácida, que de quebra aborda temas bem complicados de uma maneira bem única (questão dos moradores de rua).
Extra: Wotakoi!
  • Melhor anime fora da temporada : Erased
  • Maior Decepção :
A.             Kyoto Teramachi Sanjou no Holmes: Nossa eu achava que isso ia ser interessante e foi muito chato e abandonei depois do episódio 4.

B.             Kimi no todoke: Outro obra que eu tinha altas expectativas e fiquei decepscionada, eu achei mais do mesmo e o que me supreendeu é que eu gostei muito mais dos personagens coadjuvantes que dos protagonistas. Estou ponderando se migrarei para o mangá ou não….
  • Maior Surpresa : Haikyuu ⇒ Bem, Haikyuu mudou toda a minha aversão aos animes esportivos, tanto que eu dei uma chance para Yuri!! on Ice.


Expectativas para 2019 (até o momento)
ANIMES
  • Nova temporadas: Attack on Titan, Haikyuu, Boku no Hero e ONE PUNCH MAN (sim, essa temporada sairá em 2019!)
  • Novidades: The Promised Nerverland e Kono oto Tomare (resenha do mangá aqui).

PORÉM, A MAIOR EXPECTATIVA DE TODAS É O REMAKE DE FRUITS BASKET! Eu ainda não acredito que isso ocorrerá!
----
Bem, eu fico por aqui depois desse post mega super longo e nostálgico! Eu desejo a todxs muita saúde, força e realizações para 2019! Claro, tempo para ler e ver seus mangás
Até mais, nos vemos em 2019!
O/
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas