Orange [Desabafo]

Olá, bem vind@ a um momento de desabafo.

Eu acabei de ler Orange e eu preciso falar sobre ele, pq ele mexeu comigo!
Orange estava na minha lista do Crunchyroll já fazia um tempo. Eu decidi assistir o primeiro episódio com a minha prima no mês passado. Para a minha surpresa eu gostei muito do primeiro episódio. Assim, eu decidi procurar pelo mangá (licenciado pela editora JBC no Brasil) e acabei aproveitando uma promoção e eu comprei o box com todos os volumes! O título se tornou a minha leitura do ônibus e isso significou vergonha pública ao chorar no coletivo...¯\_(ツ)_/¯
Informações da obra 
Título: Orange |5 volumes (22 capítulos) + 1 volume (Orange Mirai); Público-alvo: Shoujo | Gênero: Drama, Romance, School, Sci-Fi; Mangaká: Takano, Ichigo |Outras obras: Yumemiru Taiyou | MyAnimeList
Resumo: Na primavera do segundo ano do colégio, chega uma carta vinda de dez anos no futuro. Nela, estava contido o desejo da Naho de 26 anos para a Naho de 16 anos, dizendo para ela “não passar pelos mesmos arrependimentos que eu passei”. E a Naho adolescente vai descobrir que o “arrependimento” é em relação ao Kakeru Naruse, o aluno novo que é transferido de Tóquio e o motivo da Naho adulta ter escrito a carta! Fonte JBC

>>>ESSE POST POSSUI SPOILERS, PROSSIGA COM CAUTELA<<<
Dado o resumo eu achava que eu não ia curtir muito a história. Eu tinha achado bem ridículo o artifício da protagonista receber uma carta do seu futuro eu. Porém, a história me surpreendeu muito, eu achava que ia ser um shoujo como outro qualquer, com os mesmos clichês de sempre, mas, as temáticas que ele aborda são forte e bateram em mim. Para mim, a história tem quatro grandes temáticas: os arrependimentos, a depressão, o suicídio e a amizade. Mesmo a questão da viagem do tempo não me incomodou tanto como eu imaginava que iria ao começar a leitura, principalmente depois que a autora explicou sobre a teoria dos mundos paralelos. Ou seja, na verdade o futuro daqueles que enviaram as cartas não seria alterado, ao enviarem as cartas eles abriram uma nova possibilidade de futuro. Eu achei uma solução interessante, apesar que a questão do Triângulo das Bermudas ficou meio estranha...
A grande temática da história são os arrependimentos da vida. Um tema que qualquer leitor se identifica. No caso da história, são os arrependimentos de um grupo de seis amigos: Naho, Suwa, Kakeru, Hagita, Azusa e Takako. Como a narrativa parte da perspectiva da Naho, nós sabemos mais sobre os arrependimentos dela do que do restante do grupo. A Naho do futuro se culpa duplamente pelo que aconteceu com o Kakeru, pois ela além de ser amiga do Kakeru, ele estava apaixonada por ele.  O grande arrependimento desses super amigos é não ter conseguido salvar o Kakeru. Na verdade, eles nem se sequer sabiam exatamente a barra que ele estava passando. Eles só descobrem que ele cometeu suicídio 10 anos depois. O Kakeru estava devastado pelo suicídio da mãe, fonte dos seus arrependimentos, que ocorreu logo no primeiro dia de aula, ele carrega um enorme sentimento de culpa dentro dele. Porém, ele não demonstrava esses sentimentos de maneira clara. A própria Naho diz que as vezes parecia que ele estava distante, porém ele estava com o mesmo sorriso de sempre e ele não se abria com ninguém sobre os seus problemas...O mesmo sorriso de sempre ele estando triste ou alegre, escondendo todo o reboliço que estava dentro dele. O Kakeru emitia pequeninos sinais de socorro, pequenas frases ou comportamentos, que não captados pelas pessoas ao seu redor. Essa é a realidade de muitas pessoas que possuem depressão... eu me colocava no lugar dos amigos que não conseguiram ler os sinais no passado e o seu sentimento de culpa e no lugar do Kakeru também pq ele estava sofrendo muito e tinha medo de confiar suas angústias.


A missão desses amigos é "salvar o Kakeru", ou melhor como diz a Naho, "salvar o coração do Kakeru", é mostrar para o Kakeru que ele é importante, que ele é amado, que existem pessoas que estão ali com ele e que ele pode contar com eles. Os capítulos do evento do evento esportivo mostram muito bem o esforço que eles fazem para demonstrar isso para o Kakeru. Não tem como não se emocionar nesses capítulos... Por causa das cartas, eles sabem que o Kakeru estava sofrendo, agora eles vêem os sinais de socorro do Kakeru e fazem de tudo para que ele abra o coração com eles.  A cena do Kakeru chorando com o Suwa no capítulo 10 é muito emocionante e simboliza muito bem a ideia de não deixar passar nenhum sinal de que algo está errado com Kakeru. O interessante é que todos estão dispostos a mudar, a enfrentar suas próprias limitações para não deixar que o mesmo erro ocorra. Ou seja, não é apenas o Kakeru que está mudando. Por exemplo, a Naho se força para não ter medo de expressar seus sentimentos e alcançar o Kakeru.


O capítulo 19, no qual o Kakeru é o narrador é um capítulo difícil. Foi nele que deu para ver como o Kakeru estava mal e como pequenas palavras tem efeitos catastróficos quando a pessoa está em depressão. Uma simples frase da Naho desencadeou um rompante dele que fez com que um abismo fosse criado e ele se fechasse completamente. O sentimento de culpa dele era um fardo muito grande e quando ele decidiu desabafar com os seus amigos de Tóquio, eles riram dele e o levaram na brincadeira...isso fez com que ele não tivesse coragem de se abrir com seu novo grupo de amigos.
A narrativa construída pela autora também foi interessante, a intercalação entre os dois "mundos" futuro e passado não era cansativa e nem confusa.
Eu conseguia me identificar com a Naho e com o Kakeru. Eu sempre fui a grande mãe dos meus amigos, igualzinho a Naho. Quando o Kakeru falou sobre a sua indecisão e o seu meu de errar ao tomar uma decisão, eu me vi nele. Na verdade todos os personagens são bem humanizados é difícil falar qual é o seu preferido e não se identificar e simpatizar com algum deles.
Eu só achei que a short story poderia ter sido uma side story do futuro paralelo, teria sido mais interessante. Eu também gostaria de ter mais capítulos narrados pelo próprio Kakeru.
Provavelmente se eu estivesse dentro do público alvo do mangá (público alvo mulheres: 10-18 anos) eu não teria tido essa experiência de ter sido tão tocada pela história. Já passei por algumas coisas e colecione uma quantidade razoável de arrependimentos e também tenho meus momentos depressivos, de maneira que foi  fácil se identificar com alguns dos dilemas que a história aborda. Eu gostaria que ele tivesse sido um josei (público alvo mulheres: 19-?? anos), pois, toda a questão da depressão e do suicídio teria tido mais profundidade e elaboração.
Tirando a minha própria experiência pessoal, no momento que estamos acompanhando tantos casos de suicídio noticiados entre crianças e jovens, esse mangá bate ainda mais forte.
  • Por que ler Orange?
    - Temáticas muito importantes e pouco exploradas em shoujos.
    - Personagens bem construídos e super humanos, difícil não se identificar. Você vai  quer ter amigos assim.
    - Narrativa bem concisa e sem enrolação!
    - A arte da mangaká é bem bonita.
Bem eu fico por aqui, desabafei meu coração aqui. Se alguém ler isso, comentei ai o que achou sempre esse mangá, se ele te tocou, e seus pensamentos sobre as temáticas e se você não leu ficou com vontade de ler?
o/
---------
Comprar o mangá:  Amazon | Saraiva | Amora Books 
Assistir o anime no Crunchyroll
--------
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas