3 shoujo com a temática esporte [Lista] [Parte 1]

Olá,
Hoje temos uma lista para variar um pouquinho, lembrando que eu só faço lista com histórias que eu já tenha lido...então se não está aqui é porquê eu ainda não li, não me crucifique, ok? Então, se você tiver uma dica de leitura deixe ela nos comentários, por favor! ^^
Eu não gosto de aqueles clássicos shounen sobre esportes, que tem sempre o mesmo plot sobre amizade, competições, superação e rivalidade. Nessa pegada existe mangás sobre tudo: basquete, futebol, natação, rugby, basebol etc. Para mim, a única exceção a essa regra, até o momento, é Haikyuu...sim, eu sou fangirl da dupla Shoyo e Kakeyama! o/*\o
Apesar disso, eu tive boas experiências lendo mangás com público alvo shoujo com a temática de esporte, na verdade temos romances colegiais com esporteA desvantagem é que eu encontro dificuldades em achar shoujos nos quais a protagonista é a esportista, na maior parte das vezes ela é a manager do clube (todos os exemplos dessa lista) e/ou a namorada do esportista. Como as protagonistas não são as esportitas, o esporte acaba sendo um artício narrativo, a ,ambientação da história de maneira que nessas histórias algumas das característas que me irritam em shounens com temática esportiva não aparecem, como por exemplo os jogadores terem "superpoderes" ao jogarem.
Essa lista será dividida em duas partes. A primeira parte é focada em basquete [como tem mangá sobre basquete, minha nossa...eu não sabia que os japoneses curtiam tando esse esporte!]. Para o post de hoje eu separei três
títulos e uma opção extra Eu vou tentar dar o menor número possível de spoilres, mas, fiquei sabendo que existem alguns, então prossiga com cautela. ^^

  • Namaikizakari
Público-alvo: Shoujo | Gênero: Romance, School, Esporte| Revista: Hana to Yume (2013-) | Mangaká:  Miyuki, Mitsubachi| Outras obras: Himegimi to Sanbiki no Kemono
MyAnimeList
Que eu me lembre, Namaikizakari  foi a minha primeira experiência lendo um shoujo ambientado com atividades esportivas. Esse mangá narra a história da Machida Yuki, manager do clube de basquete masculino da sua escola. A narrativa foca na relação da Yuki com o seu kouhai Naruse Shou e nas atividades do clube (treinos, competições e o dia-a-dia). Naruse se interessa romanticamente pela Yuki desde do início e tenta fazer com ela se interesse por ele. Aqui temos um diferencial, já que em mangás shoujo na maior parte das vezes é a protagonista que sofre de um amor unilateral e tenta alterar essa situação.
Shizuka, Yuki e Naruse - Capa volume 7
Vou confessar que eu não gostava do Naruse no início, eu achava ele muito chato! Ele era muito insistente, ele perseguia a Yuki...Nessa época eu torcia para o Shizuka Hakamada, o amigo de infância do Naruse e rival nas quadras e no amor também. Ele é super envergonhado e não sabe lidar com mulheres, mas, ele me decepcionou em um momento e perdeu seus créditos comigo. O Naruse foi me conquistando aos poucos com o desenvolvimento da história e hoje eu aceito ele com a Yuki [eu pareço até a mãe da Yuki? hahaha]. O Naruse respeitou os problemas dela com espaço pessoal e timidez...ele esperou ela para avançar a relação no ritmo que ela ditava, isso foi legal e mudou um pouco a minha opinião sobre ele. O que eu gosto nessa história é que diferentemente dos mangás shounen com temática de esporte,  não dá para saber se o time irá vencer ou não, pois, o time principal aqui perde bastante, mesmo se superando nem sempre eles atingem o objetivo final.
A narrativa não tem nada muito diferente dos shoujo escolares, mas, a leitura não é cansativa.  
Eu tenho uma expectativa meio alta para essa história já que essa mangaká é a responsável por um dos mangás curtinhos mais redondinhos que já li, o Himegimi to Sanbiki no Kemono. Ele tem tudo, drama, romance, comédia, ação e ambientação histórica. Em apenas 12 capítulos, a mangaká conseguiu desenvolvem de maneira legal a história e os personagens [ficou com gostinho de quero mais no final].  Um milagre!  Eu achei essa belezura através da indicação Maki do blog Cron Pirata.
----

Links para leitura
Ler em português = Redisu
Ler em inglês = MangaDex
Ler em espanhol = TuMangaOnline
----
  • Haru Matsu Bokura
Público-alvo: Shoujo | Gênero: Romance, School, Esporte Revista: Dessert (2014-) | Mangaká:  Anashin | Outras obras: aqui
MyAnimeList
Rui, Kyousuke, Ryuuji, Towa, Mizuki e Aya.
Depois de ler Namaikizakari eu fui procurar outro mangá com a temática  de esportes e achei Haru Matsu Boruka. O foco da narrativa é a relação entre a protagonista Mizuki e os um grupo de amigos que fazem parte do clube de basquete da sua escola. Esse grupo é formado por: Asakura Towa, Miyamoto Rui, Wakamiya Kyousuke e Tada Ryuuji. Aki Mizuki é uma menina introvertida que não tem amigos, assim o relação com essas pessoas expande o seu mundo. O protagonista do grupo é o Asakura Towa. O Towa é o interesse amoroso da Mizuki. Um diferencial em relação a Namaikizakari é a importância dada aos demais jogadores na narrativa da história. Todos os três personagens coadjuvantes tem personalidades interessante e a interação desse grupo de amigos é bem legal. A coadjuvante feminina é a Reina que é amiga de classe da Mizuki, ela é muito engraçada, principalmente, pois ela é uma fujoshi que está sempre atrás de cliques indiscretos e sugestivos do time basquete.
Aya e Towa
Nesse mangá eu estou no time do rival do Towa, Kamiyama Aya. Ele é o amigo de infância da Mizuki. O que eu achei engraçado é que na verdade, ela sempre achou que ele era uma menina! Eles se encontravam na quadra de basquete perto da casa dela e por essa razão ela foi trabalhar no café que fica enfrente a essa quadra, na esperança de encontrar Aya mais uma vez. Aya é um jogador de basquete de uma escola rival. Ele joga muito, ele é um jogador melhor que Towa, muito provavelmente porquê ele morou nos Estados Unidos e jogou por lá. Eu torço para que ele termine com a Mizuki. Não me crucifiquem, eu geralmente nunca torço pelo amigo de infância, mas, eu gosto do Aya! Ele sempre protegeu a Mizuki [gente, até ser confundido por menina ele foi...] e ele sofreu bastante quando eles tiveram que se separar.
A narrativa não tem nada de diferente dos shoujo escolares padrão, mas, a leitura não é desagradável e nem cansativa. Até o momento os clichês não me desagradaram, mesmo a questão do triângulo amoroso e a questão do amigo de infância [temática que geralmente me irrita] não me desagradaram. Um ponto extra é que a arte dessa mangaká é bem bonita!
----
Links para leitura
Ler em português = Kawaii Evolution
Ler em inglês = MangaDex
Ler em espanhol = TuMangaOnline
----
  • Aoba-kun ni Kikitai Koto
Público-alvo: Shoujo | Gênero: Romance, School, Esporte Revista: Nakayoshi (2015-) | Mangaká:  Tooyama, Ema
MyAnimeList
Nao, Mayo e Aoba
Aoba-kun ni Kikitai Koto narra a história da Mayo. A Mayo é a grande responsável de eu ler esse mangá, ela é uma personagem com uma personalidade muito fofa, se simpatizar por ela é muito fácil. A Mayo é super tímida, tem problemas para se expressar e fala extremamente baixo, além disso ela é bem esforçada e responsável. Esse mangá mostra a relação da Mayo com seu trabalho de meio período e com suas relações pessoais. O seu trabalho consiste em ouvir o problema das pessoas, ou seja, ela trabalha em um local onde as pessoas pagam para que os seus problemas sejam ouvidos. As pessoas do seu dia-a-dia acabam se tornando seus clientes e mostrando seus fraquezas para ela. Ela tenta ajudar a todos sem revelar sua verdadeira identidade. Aoba é um jogador do time de basquete de sua escola que acaba se tornando o seu cliente. Ela já o conhecia do fundamental, ele havia a ajudado em uma situação chata. Para tentar ajudar o Aoba ela acaba se tornando a assistente do clube de basquete da sua escola. Ela tem que conciliar a sua vida dupla, como a manager e a confidente do Aoba. O relacionamento deles vai se transformando de amizade para um amor unilateral pela parte da Mayo. A Mayo vai superando os seus limites a cada momento e sempre tentando a judar os outros, ela é bem fofinha. Eu não gostei muito dos outros personagens alé da Mayo, não me simpatizei pelo o Aoba e mais uma vez estou no time do rival-kun, Inohara Nao, colega de clube do Aoba e da Mayo. Eu não aprendo, sempre fico do lado que tem menos chance....hahahaha
Mais uma vez a história de Aoba-kun ni Kikitai Koto não tem nada de diferente dos shoujo escolares que já estamos acostumados a ler. Para mim, a única razão de eu continuar lendo essa história é a Mayo, eu gostei da personalidade dela. A leitura não é tão agradável como dos outros dois mangás, porquê os clichês acabam me incomodando mais. No momento esse mangá está na minha geladeira, estou esperando acumular capítulos para eu continuar.
----Links para leitura
Ler em inglês = MangaHasu
Ler em espanhol = TuMangaOnline
----
  • Extra: Kimi Ga Suki
Público-alvo: Shoujo | Gênero: Romance, School, Esporte, Drama | 3 volumes (completo)|  Revista: Bessatsu (2006-2007) | Mangaká:  Watanabe, Ayu| Outras Obras: L♥DK e Men's Life
MyAnimeList
Kimi Ga Suki é um mangá curto com apenas 12 capítulos. Ele não é um mangá como as outras indicações, ele é mais dramático. A mangaká é a Watanabe, Ayu conhecida por L♥DK. Eu fiquei com o pé atrás quando vi essa informação, pois, L♥DK  é muita enrolação, ele poderia ser um mangá com apenas uns 50 capítulos e ser bem mais agradável na leitura. Eu curti ler L♥DK até eles se tornarem um casal, depois, teve muitos capítulos completamente inúteis que não acrescentaram em nada a história...mesmo assim eu li Kimi Ga Suki e estou lendo Men's Life, não aprendo, não é? hahahaha Eu decide dar uma chance a Men's life só porquê ele possui a temática gender blender e eu gosto bastante de histórias com essa temática...
Bem, deixa eu para de desabafar e falar um pouquinho sobre o mangá em questão! Kimi Ga Suki narra a história de Aki sempre gostou de seu amigo do clube de basquete, Mase. Mas contudo ela não consegue ganhar coragem para se confessar pra ele. No dia em que ela finalmente decide falar com ele, um garoto de uma escola diferente, Koichi, se confessa para ela. O mangá narra a Aki entre esses dois garotos e a amiga da Aki que vai bagunçar ainda mais a história. A minha leitura fluiu bem, acho que até por ele ser curto ele não me cansou. Agora eu não fiquei 100% feliz com o final, pois, o meu personagem preferido não teve um final feliz...sempre é assim comigo T_T
----
Links para leitura
Ler em português  = Fascínio Asiático
----
Um mangá que poderia está nessa lista é Tsubasa to Hotaru, mas, eu realmente não gostei desse mangá, eu achei ele chatíssimo e não quiz revê-lo para escrever a review. ¯\_(ツ)_/¯ Eu fico por aqui, se alguém tiver mais algum mangá sobre essa temática para indicar coloca a sua dica nos comentário!
Inté!
O/
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas