Kakuriyo no Yadomeshi [Review]

Olá,
Essa semana vamos de anime! Quem gosta de histórias com youkais levanta a mão? \o/
Se eu não me engano, eu fui apresentada ao mundo do folclore japonês por Inuyasha nos meus longínquos 12/13 anos. Entrar nesse mundo foi uma viagem sem volta, hoje em dia a temática youkai é uma das minha favoritas.
Kakuriyo no Yadomeshi é um anime baseado em uma novel de mesmo que estreou na temporada de primavera e se encontra em sua reta final. Eu não achei em lugar nenhum essa novel, além dos 2 primeiros capítulos, em inglês ou espanhol, se alguém souber por favor me passe! ^^
Também existe um mangá de Kakuriyo que está sendo traduzido para o inglês pela Kakuriyo Scans e em espanhol pela Nozomi Scanlation.
Kakuriyo no Yadomeshi narra as aventuras de Tsubaki Aoi no reino escondido, no mundo youkai. Aoi foi abandonada por sua e foi adotada por Tsubaki Shiro. Ela sempre pode ver ayakashis, Shiro lhe ensina que ela oferece comida para os ayakashis que ela encontra, pois, elas apenas causam problema quando estão com fome. Causar problema aqui é matar. Dessa forma, o Shiro ensina a Aoi a cozinhar da maneira como os ayakashis gostam.
Shiro acaba morrendo e a Aoi fica sozinha, até que um belo dia ela encontra um belíssimo youkai nas escadarias de um templo. Aoi acaba oferecendo sua comida para ele, quando ela volta e abre o lenço que envolve o bento deixado pelo youkai ela é sugada para um lugar desconhecido . Aoi foi sugada para o mundo youkai, especificamente para a pousada Tenjin-ya. Lá ela descobre que seu avô a deixo como colateral de um dívida, de maneira que ela agora é a noiva do dono do Tenjin-ya, o youkai bonitão de antes, que se chama Oodana-sama, que é um Oni (demônio ogro mítico japonês).
Primeira aparição do Oodana-sama
Aqui temos um ponto que para mim foi importante, pois, para começar temos um rapto e tentativa de um casamento forçado, ainda mais entre uma humana e um youkai, mas, a autora salva a história de cair no clichezão ao construir a Aoi como uma personagem que não aceita essa proposta de maneira passiva. Aoi não aceita ser a noiva do Odanna-sama e decide trabalhar para pagar a dívida. Ela começa o seu próprio restaurante com uma kitsune, Ginji [só eu sou fascinada por kistunes? A versão dele em animal é muito igual ao Sesshomaru *-*, mesmo o último sendo um cão, mas, tudo bem...]
Claro que essa recusa não significa que não teremos um romance entre a Aoi e o Oodana-sama, na verdade essa é parte interessante o amor por parte da Aoi não nasce da imposição desse relacionamento via o casamento. A Aoi começa a se apaixonar por ele naturalmente. Claro ainda existe a questão do sequestro…. a autora sublinha que a Aoi não tem para onde voltar. Não existe ninguém no mundo humano que seja importante para ela, por isso ela aceita ficar no Tenjin-ya. Eu não me lembro dela pedir para ir embora do Tenjin-ya. Mesmo assim rolou um sequestro, não é mesmo Oodana-sama, menos pontos para você!
Ginji, Aoi e Oodana + COMIDA!
Aoi passa um dobrado no Tenjin-ya, pois, os funcionários não a reconhecem. A cada episódio mostra a Aoi se esforçando para se adaptar à nova vida e como ela vai conquistando os youkais ao seu redor.
A narrativa de Kakuriyo no Yadomeshi é perpassada por comida! Eu não recomendo assistir esse anime quando você estiver com fome! Sempre temos a Aoi cozinhando algo diferente, procurando nos ingredientes e ou experimentando receitas e pratos novos. As relações entre os personagens são construídas através da comida e das refeições que eles compartilham. Isso dá um um tom diferencial para história, pois, geralmente não há associação entre youkais e comida, não é mesmo? Afinal a comida do youkai são os humanos na maior parte das vezes….
Fica claro que a Aoi não é uma humana normal, ela tem poder espiritual e essa é uma das razões da comida dela ser tão gostosa para o paladar dos ayakashis. A comida é tão importante em Kakuriyo que um youkai foi o responsável por salvar a Aoi de fome quando ela era pequena. Essa memória é importante pq faz a Aoi acreditar nos youkais. Vamos apostar quem é esse youkai salvador?
Kakuriyo tem uma narrativa bem simples e não apresenta nada de novo em relação à outras histórias, tirando a questão da comida. A narrativa é um pouquinho lenta e sabemos que a Aoi irá conquistar a todos, de forma que os espectadores já sabem a resolução dos problemas que são postos para a protagonista...a história é um pouco previsível. Porém, isso não significa que Kakuriyo seja uma experiência ruim, longe disso, talvez eu esperasse um pouco mais desse anime.
E gostei bastante da trilha sonora do anime, principalmente, das duas aberturas, elas utilizam instrumentos tradicionais japoneses, um coisa que eu sou fascinada! ^^
Pausa para uma divagação: Eu posso estar enganada, mas, eu acho que o Shiro deixou a Aoi de colateral de propósito, pois, ele deveria estar preocupado com o futuro dela. Não está claro o tipo de poder que ela possui, dessa maneira seria muito perigoso deixá-la sozinha no mundo humano, ela seria uma presa fácil. Eu suponho que por isso ele fez com que ela se tornasse a noiva de um youkai forte e de confiança. Claro que isso não justifica o fato e muito menos o sequestro da Aoi!
Bem, por hoje é só! Até a semana que vem! o/
----

Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas