Koe no Katachi, A Voz do Silêncio [Desabafo + Review]

Olá,
A Koe no Katachi era uma mangá que já estava no meu radar fazia um tempo. Eu queria que os meus primos o lessem dado as temáticas que ele aborda. Como eu sou uma pessoa muito ansiosa eu esperei ter 5 volumes publicados para começar a minha leitura. Mas, eu tive que aguentar um mês com aquele cliffihanger do final do volume 5!
Eu realmente gostei bastante dessa história, ela aborda várias temáticas que vão além do bullying e das dificuldades do dia-a-dia de uma pessoa com necessidade especials, no caso a surdez. Essa história trabalha a trajetória de redenção dos personagens, a reparação dos seus erros, o sentimento de culpa, suicídio, depressão e questões envolvendo relações familiares.

Informação da obra

Título: Koe no Katachi |  7 volumes (concluído) Público-alvo: Shounen  
Gênero: Drama, School | Revista: Shounen Magazine (2013-2014)/ No Brasil: New PopMangaká: Ooima, Yoshitoki | MyAnimeList
>>>Esse post contém spoilers, prossiga com cuidado<<<
A Koe no Katachi, A Voz do Silêncio no Brasil, narra a história de Ishida Shoya. O início da história ele estava no primário. O Ishida como toda a criança tem um alto nível de inquietação, ele sempre estava procurando algo para fazer e eliminar o seu tédio. Na escola, ele praticava e incitava o bullying para com aluna transferida Nishimiya Shouko que é surda. Ele era o grande mentor, mas, os outros eram tão culpados quanto ele, pois, todos participavam ou não faziam nada para proteger a Shouko. O professor responsável pela turma deles também que sabia das coisa e não fazia nada e chegou a confessar que ela era um estorvo para a classe [que professor bosta]. Umas das coisas que o Ishida fazia com a Nishimya era arrancar os aparelhos auditivos e os quebrar, ele chegou a deixar uma cicatriz nela...
A briga entre o Ishida e a Nishimiya - capítulo 4
Quando a situação fica insustentável e a mãe da Shouko reclama com a escola, a culpa é toda depositada no Ishida. O Ishida se revolta na sala de aula e afirma que todos participavam de igual maneira... a partir desse momento os outros alunos passam a fazer bullying com ele, os seus dois melhores amigos, Hirose e Shimada, são os grandes responsáveis por essa situação e ele fica isolado na turma. O Ishida culpa a Nishimiya por isso é a cena dos dois brigando nos armários simboliza muito a relação deles naquele momento. Depois que ela sai da escola, ele percebe que ela na verdade o estava ajudando todo aquele tempo, que ele nem sabia que ela chegava cedo para limpar a carteira dele dos insultos que os alunos escreviam nela.
O tempo passa na história e agora o Ishida vira um estudante do último ano do ensino médio. Ele passa por uma grande transformação depois dos acontecimentos no seu primário. Ele passou os últimos anos vivendo sem se relacionar com as pessoas além da sua família, ele considera todos desnecessários...ele não tem mais interesse em viver. O artifício que o mangaká usou para isso eu achei bem interessante, ele coloca um X nos rostos dos personagens, mostrando o desinteresse do protagonista em conhecer e se relacionar com as pessoas. O objetivo dele é pagar a sua mãe o dinheiro dos aparelhos auditivos quebrados por ele e se desculpar com a Nishimiya entregar para ela o caderno com o qual ela se comunicava com a turma do primário e depois cometer suicídio. Na verdade, eu não tinha entendido que ele planejava se matar logo no início, me passou despercebido, não sei pq...depois eu fiquei bem chocada com esse fato. Eles se reencontram e a vida dos dois começa a mudar. O Ishida começa a se importar com a vida e a decide viver para a Nishimiya, ele começa uma amizade com o Nagatsuka, Tomohiro.
Ishida e o seu redor
Além da história em si, um ponto forte desse mangá são os personagens. Eles são interessantes e com personalidades bem construídas, você consegue reconhecer traços seus e de outras pessoas que você conhece neles.
O Ishida do presente realmente mudou em relação ao seu eu do passado. Ele passou por uma grande transformação, ele percebe os seus erros e está disposto a repará-los, mas ele não esquece que os cometeu. Ele sempre se culpa pelo que ele fez é por isso é ele não sabe muito bem como agir, ele não acha que merece o perdão da Nishimiya. Ele aprende a linguagem de sinais para poder se comunicar com ela e por se desculpar. Depois do reencontro dos dois, ele decide viver por ela e tentar fazer com que ela tenha a vida escolar que ele roubou dela no primário.Ele reconecta alguns alunos do primário Quando ele começa a fazer novas amizades, ele fica com medo da reação das pessoas com o seu passado ele, ele não quer que os seus novos amigos descubram a pessoa que ele era. Ele sabe que fez merda, isso é uma diferença em relação a outros personagens.
Nishimiya e Ishida 💘
A Nishimiya se culpa por tudo. Ela pensa ser a culpada pela vida que a sua família leva, pelo que acontece com o Ishida mais tarde e pela infelicidade de todos. Ela não culpa ninguém por tratá-la daquela forma. Ela é uma personagem bem intensa, com uma personalidade difícil pois ela é forte e frágil ao mesmo tempo, ela é bem humanizada. Ela passou por muita coisa na vida...Quando o Ishida fica isolado de novo ela desiste de tudo, os leitores descobrem como ela é frágil e o seu sentimento de culpa que a massacra. Eu só consegui torcer para que ela fosse feliz, pouco me importava como ou com quem ela iria ficar no final. Personagens que sofrem assim só merecem a felicidade no final, nada mais.
Yuzuru e Chouko - capítulo 15
Uma personagem que eu gostei bastante foi a Yuzuru a irmã da Shouko. A Yuzuru para proteger a sua irmã passou a se vestir e a se comportar como um menino. A amizade que ela faz com o Ishida é bem legal, os dois passam a ser muito bem, mesmo a irmã tendo ressalvas no início pq ela sabia de tudo que ele tinha feito no passado. Ela tem conflitos com a mãe, pq ela é contra certos métodos que ela aplica na educação da Shouko. Mas, a mãe só está atrás de uma maneira para que a sua filha, uma maneira de fazer com que ela seja forte o suficiente para se defender. A história dessa mãe é bem forte, o ex-marido dela é sua família são um lixo, eu fiquei muito chocada com o eles fizeram com a mãe e a Chouko.
Outro personagem bem legal é o Nagatsuka. Ele é um verdadeiro parceiro! A Ueno Naoko é a personagem mais antipática da história, ela é extremamente egoísta e psicopata [sim, vemos isso no volume 6]. Ela não acha que fez nada de errado em relação a Nishimiya, para ela a Chouko é falsa e egoísta e tudo que aconteceu com o Ishida foi culpa dela. A Kawaii, Miki é chata, ,ais a Ueno é a pior.
A narrativa construída pela autora não é maçante, eu lia um volume atrás do outro. Ela conseguiu passar as emoções dos personagens e a densidade das temáticas abordadas.
A minha experiência lendo esse mangá foi muito boa, eu gostei das temáticas e dos personagens e a narrativa não me decepcionou.Agora eu achei que a mangaká estragou a experiência com aquele final meia boca....pelo amor todo mundo quer saber o que aconteceu depois que eles abriram aquela porta! Eu achei ruim o final, pois, eu tive um desgaste emocianal durante a leitura, eu me identifiquei com os perosnagens e com a narrativa, por isso eu não gostei do final...eu queria ter uma visão do futuro dos personagens, eu queria um final para essa história....eu fiquei com um gosto amargo na boca no final, mas, mesmo assim, apesar desse final a minha experiência lendoKoe no Katachi foi boa.
>>>Fim dos spoilers<<<
A leitura desse mangá também me fez refletir o meu comportamento quando eu era criança. Especialmente durante o meu fundamental na terceira e quarta série. Eu percebi que algumas coisas que fiz e a que turma faziam podem ser consideradas bullying. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso e sobre as possíveis consequências disso para as pessoas envolvidas....sobre esse tema eu sempre pensava mais durante o período da minha adolescência, pois, nessa época era eu que sofria bullying. Na minha infância, toda essa temática não era debatida nas escolas e nem mesmo em casa...a professora sabia o que se passava dentro de sala e ela não fazia nada a respeito e nem uma vez explicou que o comportamento da turma era errado. Agora, depois de amadurecer sou capaz de ver os erros que eu cometi e tentar passar a minha experiência para aqueles ao meu redor para evitar que os mesmos erros se repitam...o que me assusta era que esses episódios não estavam mais na minha memória, de fato a leitura de Koe no Katachi me fizeram relembrar e refletir sobre eles.
Observando os meus primos eu vejo que essa temática é amplamente debatida no cotidiano deles, seja dentro da escola e de casa, como também na mídia. Mesmo assim, ainda existem casos extremos que acabam tendo desfechos trágicos. As estatística de suicídio entre crianças e jovens ascendem um alerta vermelho para a sociedade, mostrando que apesar do maior debate essa questão ainda chegou a mudar o comportamento e as ações das pessoas.
Resumindo, Koe no Katachi é um mangá que mostra muitas coisas que simplesmente as consequências do bullying. Ele é uma leitura que nos faz refletir sobre nosso comportamento no dia-a-dia e ele não se restringe ao público adolescente e ao seu público alvo original. Para mim, o seu tema central dessa história são as relações humanas, e como elas acabam transformando as pessoas, uma temática super universal.
Eu fico por aqui ^^
Inté!

O/
----
Compre a versão licenciada = AmazonNew Pop,  Saraiva ou Amora Books.
----

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas