Kono Oto Tomare! [Review]

Olá,
Essa semana saiu a informação que Kono Oto Tomare! ganhará uma adaptação para anime. Eu já tinha a resenha dele pronta, então decidi adiantá-la. Primeiro shounen do blog \o/ Eu não ligo para o público alvo de uma obra, se a história e as temáticas me interessarem eu leio, então aqui vocês leram de tudo um pouco. O padrão tem sido shoujo ou josei, mas não se enganem com esse padrão ^^
Eu não gosto de shounen com temática de esporte, pois, para mim todo o plot é igual. O plot é mostrar personagens desacreditados e a sua superação a cada etapa, a interação deles em grupo e com os seus rivais.
Eu acabei cruzando com Kono Oto Tomare! nas atualizações do MangaDex [leitor digital de mangás], a sua imagem de capa me chamou atenção. Nas tags de gênero eu vi “música” e “shounen” e fiquei intrigada com essa combinação, principalmente, pq eu li a palavra "koto" na descrição e eu decidi dar uma chance a ele. Kono Oto Tomare! é um não deixa de ser shounen sobre esportes com a temática de música, na qual você substitui o clube de esporte por um clube de música.  Ou seja, o plot segue aquela mesma fórmula. Em poucas palavras, Kono Oto Tomare! narra a história de clube se superando para atingir seu objetivo, o campeonato nacional. Só que apesar do mesmo plot, nesse mangá existem pelo menos três diferenciais que me fizeram continuar lendo o apesar do plot repetitivo e previsível.

Primeiramente, o mangá trata de música! Esse fato é um diferencial, pois, esse mangá trabalha a questão sentimental da música, a questão da expressão dos sentimentos através da música e como isso é um diferencial nas competições, não adianta tocar certinho se você não sente a música. Em segundo lugar, o clube não toca qualquer instrumento, mas sim o koto, um instrumento tradicional japonês. O koto em si me deixou super curiosa, pois, não eu não tenho nenhuma referência sobre ele e eu fui pesquisar sobre e como era o seu...eu simplesmente me apaixonei, pelo seu som, ele é super relaxante. Outro diferencial são os personagens, todos os personagens apresentados até o momento [64 capítulos lidos] são interessantes. Cada um deles com a sua própria trajetória e objetivos bem definidos e com seus dramas pessoais únicos, o que torna a interação entres eles é bem legal.
Um pouquinho do Koto para vocês ^^
Informação da obra
Título: Kono Oto Tomare!  | ? volumes (em andamentoPúblico-alvo: Shounen | Gênero: Música, School,  Competição, Drama | Revista: Jump SQ Mangaká: Sakura, Amyuu MyAnimeList
>>>Prossiga com cuidado, esse post contém spoilers<<<
Chika - Capa volume 1
O clube de koto da escola Tokize estava com um futuro incerto, pois, ele só contava com um integrante o seu presidente: Kurata Takezou . O futuro do clube muda com a chegada do seu novo membro Kudou Chika. Chika é o protagonista de Kono Oto Tomare! . Ele é aquele personagem com um passado conturbado que irá se superar e quebrar as expectativas dos outros através do seu esforço. Ele têm uma relação sentimental com o koto, pois, seu falecido avô era um artesão que fazia o instrumento e o fundador do clube de koto da sua escola. Ele não sabe tocar muito bem o instrumento e aprende quando entra para o clube.
Outra personagem irá se juntar ao clube: Houzuki Satowa. Ela também possui uma relação sentimental com o instrumento, pois, ela é de uma família responsável por uma escola tradicional de koto. Ela é considerada um gênio do instrumento. Mas, a vida Satowa é recheada de drama. Sua vida foi marcada pela perda do seu pai e a sua relação conturbada com a mãe, que a culminou com ela sendo expulsa de casa.
Clube completo ^^
O clube será completo com a entrada do "trio de idiotas" formado pelos amigos do Chika: Adachi Saneyasu, Mizuhara Kouta e Sakai Michitaka. Eles só entram no clube com o intuito de ajudar o amigo, mas, acabam se apaixonando de instrumento e pelas atividades do clube. Eles são o alívio cômico da história, são personagens bem legais, a relação deles com o Chika é muito bonitinha, é aquela amizade super pura e incondicional. Mais tarde outra personagem se junta ao clube, a Kurusu Hiro. Ela passa por uma grande transformação durante a história, passando de uma personagem com uma atitude realmente horrível, para uma personagem simpática que está sempre em transformação.
Outros personagens são apresentados mais tarde como Takinami Suzuka ,o professor responsável pelo clube, Doujima Akira, uma professora que se junta para ajudar o clube na sua performance e os integrantes dos clubes das escolas rivais. Um personagem que eu curto bastante é o amigo do Chika e dos três idiotas, o Takaoka Tetsuki. Ele não faz parte do clube, mas ele é como se fosse uma mãe para o Chika. Ele sempre o protege pelas sombras, é o grande braço de apoio do Chika aquele com quem ele desabafa, sua casa é um segundo lar para ele e Tetsuki ainda cozinha para Chika!
>>>Fim dos spoilres<<<
Satowa tocando o koto
O traço desse mangá também foi um diferencial, eu gostei bastante da arte dessa mangaká. É um grande desafio representar a apresentação musical de um instrumento estaticamente e os recursos utilizados pela mangaká são bem interessantes. Por isso, a adaptação para anime vai preencher uma lacuna na experiencia de leitura: poder ouvir o grupo tocar! Eu estou bem ansiosa para saber para essa parte :D Às vezes ela faz traços bem pesados em alguns personagens, parecia até um mangá de terror, eu levei um susto na primeira vez que eu vi essas expressões. Isso mostrou a habilidade da artista.
A narrativa se constrói em arcos com média duração que envolvem objetivos específicos do clube, como por exemplo uma competição ou um treinamento. O passado dos personagem são apresentados aos poucos, de maneira que em cada momento o holofote da narrativa muda de posição. O drama pessoal dos personagens pontua toda a história...temos muito drama, pessoal.
Apesar disso tudo o plot em si é repetitivo e a leitura acaba ficando cansativa e previsível. O leitor já sabe que eles irão se superar e alcançar o objetivo final, apesar de parecer impossível no início. Essas são as grande desvantagem dessa história, que me fizeram recorrer à leitura dinâmica em alguns capítulos.
Mesmo assim eu não pretendo abandonar a leitura, eu fiquei curiosa com alguns pontos da história e quero saber como ela termina. Apesar de eu ter 100% de certeza que em algum momento eles ganharam as nacionais...
A boa notícia é que Kono oto Tomare está sendo traduzido para o português pela Redisu, enqaunto em inglês a tradução tem sido feita pelo grupo /a/nonymous.
Resumindo, se você busca um shounen com aquele plot de esporte, mas com um Q diferente Kono Oto Tomare! é uma pedida interessante de leitura.
Eu ficou por aqui.
Inté!
O/
----
Links para leitura
Ler em português = Redisu
Ler em inglês = Mangadex
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas