Honey Lemon Soda [Review]

Olá,
Hoje eu vou escrever um pouquinho um dos shoujos escolares em andamento que eu mais curto ler no momento: Honey Lemon Soda. Ele é de autoria da mangaká Murata Mayu, responsável por Mata Ashita e Nabareboshi Lens.
Eu já passei bastante da época do ensino médio, porém, eu gosto de shoujo escolares. Esse ano eu li shoujo escolares bem bons como Mars, Orange, Hakoniwa no Soleil e Sora wo Kakeru Yodaka [estou devendo uma resenha desse aqui!].
Honey Lemon Soda é diferente das obras citadas acima, ele é um daqueles shoujos água com açúcar, com uma narrativa bem simples e leve: protagonista tímida e sem confiança + garoto popular com um q de delinquente = transformações na protagonista + amor!
Porém, apesar dessa fórmula batida e recheada de clichês Honey Lemon Soda me conquistou.    ¯\_(ツ)_/¯

Informação da obra
Título: Honey Lemon Soda | ? volumes (em andamento) Público-alvo: Shoujo | Gênero: Romance, School, Drama| Revista: Ribon Magazine (2015-) | Mangaká: Murata, Mayu | Outras Obras: Aqui | MyAnimeList
>>>Esse post contém spoilers, prossiga com cuidado<<<
Honey Lemon Soda narra a história de Ishimori Uka, uma estudante que acaba de começar o ensino médio em uma nova escola. Ishimori é uma menina meiga, tímida, insegura e com dificuldades para se expressar. Ela sofreu muito bullying no ensino fundamental, ela era isolada de toda a turma. Uka é uma ótima aluna, por isso uma escola só para meninas com alto desempenho era a melhor escolha para cursar o ensino médio. Porém, ela decide ir para uma escola diferentes daquela que era tida como melhor para ela. Ela muda de ideia devido a um encontro com um meninp no meio da rua: ele se encontram no meio da rua depois da Uka ter sofrido mais uma agressão, dos papeís das opçoes das escolas que estão no chão, o menino misterioso que ajuda a Uka sugere para ela ir para a escola Hachimitsu a escola que ele irá cursar [clichê, clichê, clichê…]. A Uka fica atratida por esse menino e pela proposta dele, de maneiraque ela trava na prova de adimissão da escola feminina e não consegue passar para lá.
Encontro do Kai com a Uka - cap. 1
Na perspectiva da Uka, o "menino misterioso" é tudo que ela queria ser: cercado de amigos, confiante, independente, seguro e fácil de se envolver. O menino em questão é Miura Kai. Kai é super popular, rodeado de amigos e adorado por todos. Ou seja, o oposto da Uka. O début no ensino médio é uma oportunidade para a Uka mudar. Ela quer mudar, ela quer ser mais sociável, fazer amigos e se expressar claramente. Kai e Uka se encontram, eles estão na mesma sala na escola.
Carma é fogo, não é? 😊Parte das pessoas que faziam bullying com a Uka estão na sua nova escola. Ela passa a sofrer bullying de novo e nesse momento o Kai pergunta para ela pq ela não reage, pq ela não pede ajuda para ninguém. Ela responde para ele, para quem ela poderia pedir ajuda? A Uka não tem amigos e ela não quer preocupar e “dar trabalho” para os seus pais, de maneira ela não teria a quem recorrer ou conversar. No dia seguinte, a Uka reage, ela muda a sua atitude, passa a ser mais agressiva em relação aos seus agressores e quando ela está em apuros por causa disso o Kai e seu esquadrão de amigos vem ao seu socorro. Assim começa o relacionamento entre eles e de onde Honey Soda Lemon parte. [tudo isso ocorreu no primeiro capítulo].
Com o desenvolver da história, vemos a Uka fazendo novas amizades, expandido seus limites e se testando. Ela realmente evolui com o desenvolvimento da história. Eu entendo a proposta de Honey Lemon Soda não como aquele típico "mudar para se encaixar", mas, "mudar para se expandir". A Uka teve seu desenvolvimento travado por causa do bullying que ela sofreu em silêncio, ela se fechou por medo de se mauchar mais e aceitou o fato que ela era um incomodo aos demais. Quando ela encontra com o Kai, o desejo de mudar que já existia nela se desabrocha. Ela quer ter aquilo tido como uma vida escolar "normal", fazer amigos, se divertir e etc. A proposta da autora não é mudar o interior da Uka, até pq vemos que é exatamente o seu interior que faz com as pessoas da sua turma se aproximem dela. O que muda na Uka é como se coloca no mundo, ela passa a expressar mais e a enfrentar suas inseguranças. Eu gostei dessa proposta, pois, muitas vezes vemos histórias que querem vender a ideia que você tem que mudar tanto o seu exterior com o seu interior para ser aceita e para fazer parte do "normal", eu me irrito com essas narrativas, pois, elas são um péssimos exemplos para o público-alvo dessas histórias. Aceitar que você é diferente e que ninguém é igual é o primeiro passo para a felicidade.
Pedir ajuda para quem? O dilema da Uka.
Para mim, a Uka quer expandir o seu mundo e o Kai é uma peça essencial nisso. Ele instiga ela, faz ela superar seus limites e a se aceitar. Mas, para mim a diferença de Honey Lemon Soda em relação a outros mangás que seguem essa fórmula é que a Uka quer mudar por decisão própria e para ela, além dela quer ser independente. Ela não quer depender da ajuda do Kai, ela quer trilhar seu caminho sozinha, ela quer que ele e seus amigos também possam depender dela no futuro. A Uka é uma personagem que está sempre evoluindo. A própria autora compara a trajetória dela com outra personagem que estava em um situação parecida e mostra como ela está superando seus medos e inseguranças visando a independência [capítulo da praia].
Vingança da Uka - cap. 1
Para mim o ponto mais interessante dessa história é a Uka. Eu gosto bastante dela, ela é esforçada é ela  mantém fiel a ela mesma. Eu gosto da forma como a autora mostra o bullying, principalmente da perspectiva dos pais. Os pais da Uka nunca souberam sobre o que ela passava. A Uka sempre foi protegida pelos pais e ela nunca quis preocupar eles, então eles sempre se manteve calada. A cena em que ela confessa para eles sobre o bullying que ela sofreu eu achei bem bonita, quando eu percebi eu já tinha chorado... a manteiga derretida que eu sou...Eu me coloquei no lugar dos pais, eu teria pensando que falhei como mãe, pois, meu filho não se sentia à vontade, ou não confiava em mim para me contar isso. Saber que o seu filho sofreu bullying durante quatros anos e que você não soube de nada deve ser um choque enorme.
Tirando esse ponto, Honey Lemon Soda é um shoujo escolar que foca na transformação das pessoas devido a interação com os outros, no poder da amizadade e com um romance meio lentinho, esse último ponto não incomada em nada.
Bem, Honey Soda Lemon ainda está em andamento e eu espero que ele continue da maneira que ele tem seguido. Eu só queria um rival descente para o Kai, nada de amiguinho dele ou algo assim, já tivemos rivais para a Uka, pq não para o Kai também?
Honey Lemon Soda está sendo traduzido para o português pela Tsubomi Scans. Se vocês forem ansios@s como eu, a tradução em inglês (Timeless Scan) e em espanhol (Whitelies Fansub) estão mais avançadas.
Eu fico por aqui. Até mais!
O/
-----
Ler em português = Tsubomi Scans
Ler em espanhol e em inglês = Mangadex
----

Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas