Noragami [Review]

Olá,
Vamos para mais um post do bloco "Loucas por shounen"! \o/
Noragami voltou depois de mais de um ano de hiato devido problemas de saúde de uma das suas autoras. 
Noragami é um dos shounens favoritos do momento. A história envolve o elemento do folclore japonês, ao trabalhar com os kamis do xintoísmo. Eu gostou bastante desse tipo de ambientação! Outro ponto alto de Noragami são os personagens, eles são extremamente simpáticos, é super fácil se simpatizar por eles. Além disso, esse shounen tem bastante ação, as lutas são bem legais e bem desenhadas [sim, eu ADORO lutas, principalmente se for lutas entre espachins!]. Além disso tudo, o traço dessa dupla de mangakás é muito lindo!
A boa notícia é que esse mangá foi licenciado no Brasil pela Panini desde 2016. Além disso, para quem curte anime é possível assistir duas temporadas dessa história.

Informação da obra
Título: Noragami |  ? volumes (em andamento)| Público-alvo: Shounen  
Gênero: Drama, Romance,  Ação, Supernatural, Fantasia| Revista: Shounen Magazine (2010-)/ No Brasil: Panini | Mangaká: Adachitoka | MyAnimeList
>>>Esse post contém spoilers, prossiga com cuidado<<<
Aviso que Noragami tem muitos, mais muitos, detalhes então eu provavelmente irei esquecer alguns deles....eu vou tentar dar um panorama geralzão da história e a minha opinião sobre ela, para tentar te convercer a dar uma chance para esse mangá! ^^
Sonho do Yato de ser venerado :)
Noragami narra a história do Yato, um kami da calamidade. A sua especialidade é cortar, tanto fisicamente, como os laços entre as pessoas. Ele foi criado de uma maneira bem particular, pela vontade de um humano. Dessa maneira, se ele morrer ele não reencarnaria como os outros kamis. No passado, o Yato era muito cruel, rude e vivia de guerra em guerra, muito influenciado por seu pai e pela sua "irmã", Nora [A personagem mais odiada? Não brinque com o Yukine! ¬¬]. Ele passa por uma transformação e passa a ter como objetivo de vida ser um deus da fortuna e ser venerado e amado por todos. Ele trabalha por esse fim. Em Noragami, os kamis são responsáveis por fazer os desejos dos seus fiéis e também limpar os humanos da influência dos ayakashis, os seres do outro mundo, do mundo imaterial.
Yato se autonomeia o kami da "entrega rápida", com apenas 5 ienes (hoje seriam menos de R$ 0,19) ele realiza o seu desejo. Ele está juntando dinheiro para poder ter um templo próprio. Durante um trabalho ele acaba se encontrando com a heroína da história, a Hiyori. Ela tenta salvar o Yato de ser atropelado e acaba tendo a sua alma descolada do seu corpo. A questão é que a Hiyori não deveria ser capaz de ver o Yato. Depois desse acontecimento a Hiyori passa ter facilidade de ter a sua alma descolada do seu corpo. Quando ela está em sua versão "espiritual", ela consegue participar das problemáticas que envolvem o mundo dos kamis e dos ayakashis.
A Hiyori fica atrás do Yato, em um primeiro momento porquê ela quer que o Yato concerte esse problema dela. Mas, a relação deles evolui com o desenrolar da história. A Hiyori está sempre preocupada com ele e com o Yukine, a shiki do Yato. Um kami precisar ser lembrando para existir. Como o Yato não é famoso ele têm sobrevivido da rápida lembrança da pessoa que requisita o seu trabalho, por isso ele inmenda um trabalho no outro. Ele não tem clientes recorrentes, as pessoas esquecem dele quando o problema é resolvido...a Hiyori é bem importante para ele, ela se lembra dele constantemente e faz uma promessa que nunca irá esquecê-lo [essa cena e muito lindinha!].






Os kamis necessitam de uma "arma espiritual", uma shiki (regalia) para poder lutar e purificar os ayakashis. As shikis são formadas de almas de pessoas que morreram em acidentes ou foram assassinadas, essas almas ainda estão vagando pelo mundo dos vivos. O Yato estava à procura de uma nova shiki, pois, a sua última não aguentou das condições de trabalho e o abandonou. No meio de uma luta ele achou a alma de um adolescente, que ele nomeia de Yukine [o mangá tem toda uma questão com os nomes, as shikis tem dois nomes, eu acho essa parte meio confusa ._.] . No início a relação do Yato com o Yukine é complicada, mas, depois as coisa entram nos trilhos com um empurrãozinho da Hiyori! ^^
A relação entre esses três personagens é muito legal, eles são uma família. A Hiyori se preocupa com o Yukine como uma irmã mais velha e o Yato parece um pai!
Kofuku, Hiyori, Daikoku, Yukine e Yato.
Os personagens coadjuvantes também são bem legais, com destaque para a Kofuku, o Daikoku e o Kazuma. Os dois primeiros são muito engraçados. Eles são amigos de longa data do Yato e como ele é um sem teto, eles acabam acolhendo ele, principalmente por pena do Yukine. O Kazuma é um personagem com uma personalidade bem legal, ele vê no Yato como um tipo de mentor, ele carrega uma dívida com o Yato. Mesmo em uma situação complicada o Kazuma vai para ajudá-lo.
>>>Fim dos spoilers<<<
Eu gosto bastante de praticamente todos os personagens até o momentos, eles são muito carismáticos, de maneira que é bem fácil se identificar com eles! Eu tenho problema apenas a Nora, ela me irrita muito [como não ficar irritada com ela?].
Os arcos da história não são tão grandes, de maneira que eu não acho eles não são cansativos. A história de Noragami se desenvolve de maneira bem natural, eu não achei nenhum arco particularmente chato ou lento. A dupla consegue mesclar drama, ação e comédia, fazendo a leitura ficar bem fluída. A história consegue passar bem as emoções dos personagens e eu estou muito curiosa com o desenvolvimento da história.
A ambientação e o mundo criada pela dupla Adachitoka é muito interessante e deixa o leitor intrigado. 
Se você curte fantasia, ação e folclore japonês, mediados com um pouco de drama e bastante comédia, eu acho que tem grandes chances de curtir Noragami! 
Eu fico por aqui. Inté!
O/

----
Links para leitura
Ler em inglês = Mangadex
Compre a versão licenciada = Amazon, Panini ou Saraiva
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas