Mars [Desabafo]

Olá,

Bom dia! Sim, temos post no meio da semana e de manhã, duas coisas raras ao mesmo tempo, será o fim dos tempos?! 😲
Eu acabei de ler Mars ontem e como prometido [na página do Face] irei fazer uma resenha sobre ele, na verdade será como o post de Orange: um grande desabafo. Vou confessar que eu já poderia ter terminado de ler Mars, mas eu enrolei a leitura de propósito porque eu não queria que ele acabasse. Mars se tornou um dos meus shoujo favoritos.
Mars se encontra com tradução completa em português graças ao trabalho da Tsumi Scans até o volume 13 e os volumes 14 e 15 foram feitos em parceria do Toshi wa Yume com o Hwey [link para leitura no final da página].
Bem, a minha experiência de leitura com Mars foi especial, principalmente, porque eu não esperava nada dele. Eu nunca tinha lido uma resenha ou ouvido falar desse mangá, ele estava fora do meu radar [não eu não morei debaixo de uma caverna na última década...].Eu não tinha expectativa e em sabia exatamente sobre o que ele tratava. Eu achei ele por acaso. Eu o aviste na lista da pesquisa que eu estava fazendo no MangaDexshoujo + psicológico" [boa combinação hahahaha] enquanto procurava por outro título é fui traída pelo título e pela capa dele. Que sorte a minha!
Eu vou tentar dar o mínimo de spoilers possível para não estragar a experiência de leitura de vocês, eu vou fazer comentários gerais.
Informações da Obra
Nome: Mars | 15 volumes (completo) | Público alvo: shoujo | Gênero: romance, school, drama, psicológico, slice of life | Revista: Bessatsu Friend (1996-2000) | Mangaká: Souryo, Fuyumi | MyAnimeList
Rei 
A história narra a história do relacionamento dois estudantes do ensino médio com personalidades opostas: Kashino Rei e Asou Kira. Rei o badboy motoqueiro que vive perigosamente e Kira a menina tímida e isolada que se refugia desenhando. Como esses personagens estereotipados eu esperava que Mara fosse mais do mesmo. Ledo engano meu. A razão para isso é que a mangaká consegue abordar tantos temas interessantes e importante dentro desse enredo, como por exemplo suicídio, abuso sexual, transtornos psicológicos, psicopatia, depressão, adultério e várias questões em torno da relação familiar, com protagonistas bem trabalhados que possuem uma trajetória de desenvolvimento muito interessante.
A narrativa construída pela autora permite explorar cada um desses temas de maneira consistente, não exagerando na apelação e dosando bem drama e romance. Essa fórmula transforma Mars em um vício para o leitor, que fica ansioso pelo desenrolar da história.
Eu achei os personagens muito bem trabalhados. A mangaká desenvolve a história deles de maneira consistente, o leitor consegue ver claramente a evolução deles e entender os seus comportamentos. Eu gostei bastante da trajetória dos protagonistas.
Rei e Kira
A Kira é apresentada como uma garota tímida e isolada, que tem problemas em se socializar, principalmente com os homens e encontra no desenho o seu refúgio. Eu fui induzida a achar que a Kira era igual a todas aquelas protagonistas tímidas de shoujo. No início eu não me simpatizava com ela, eu achava ela bem chatinha. Mas, eu me enganei [mais uma vez!] ela é muito mais do que isso. A Kira é uma personagem que tem um passado complicado que fez com que ela se fechasse para o mundo. Ela engoliu os seus problemas e como mecanismo de defesa ela passou a se isolar e a interagir o mínimo possível. Ela entra a paz nos seus desenhos. Ela começa a se abrir graças ao Rei. O relacionamento dela com Rei força ela a se abrir e ela passa a se envolver com outras pessoas, como a Harumi e o Tatsuya, a demonstrar seus sentimentos e ela consegue vencer a barreira de se relacionar com os homens. O Rei também não força o ritmo do relacionamento, ele respeita a Kira e espera está mais confortável, tudo anda ao ritmo da Kira [eu só não gostei da cena em que ele força ela a falar sobre o que aconteceu no passado...pq ela só se abre com o Rei naquele momento devido as ações dele...tudo bem que ele queria ajudar, mas, eu não gostei da forma como isso ocorreu].
O Rei foi muito importante para a transformação da Kira e a Kira teve a mesma importância para o Rei.
Capítulo 21
O Rei vivia um dia após o outro sem se importar com nada e ninguém, não havia nada que o prendia a esse mundo, ele vivia sempre desafiando a morte acelerando o máximo possível em sua moto. Sua única motivação era se tornar um motociclista profissional, pois, era em cima de sua moto que ele experimenta a liberdade e alegria de estar vivo. Como a Kira, a forma dele encarar a vida também é influenciada pelas suas experiências passadas. O Rei era assombrado por  fantasmas do passado. A Kira se tornou a luz para o Rei, agora ele tinha alguém com quem se preocupar e alguém que não podia mais deixar sozinha. Isso faz com que o Rei mude a sua atitude em relação a vida. Mas, ele não muda completamente, viver perigosamente em cima da sua moto, ser impulsivo e não ser domado é parte do que é o Rei e a Kira sabe disso, ela não força ele a mudar. Ela aceitou o Rei do jeito que ele é. Claro que isso gera tensões no relacionamento deles, ambos têm que se superar e aceitar o outro para fazer a relação dar certo. Eu gostei da forma como o relacionamento deles foi retratado, é uma figura mais realista do que a maior parte dos shoujos que estão por aí.
A narrativa é centrada no casal de protagonistas, de forma que os outros personagens não aparecem muito, tirando a Harumi, o Tatsuya e o Masao. Os dois primeiros também foram evoluindo com a história, mas, eu confesso que não perdoaria a Harumi se estivesse na pele da Kira, não sou uma alma tão evoluída....Agora o grande personagem de destaque fora o casal de protagonistas é o Masao. Ele é um personagem denso e complexo, ele é o responsável de Mars ter um twist especial. Por causa dele o leitor não saber muito bem o que vai acontecer, ela traz uma tensão para a história.
Bem, eu gostei bastante de Mars. Se você ainda não leu dê uma chance para ele, eu acho que você não irá se arrepender. Se você já leu, o que você achou?
Eu fico por aqui!
Inté!
O/
----
Links para leitura
Ler em português = Toshi wa Yume
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas