Aniversário do MOS: um ano de muito desabafo \o/

Olá, queridxs!
Preparados para um desabafo? 3,2,1,0 lá vai!
O blog comemorou um ano de vida há vinte dias! As últimas semana foram muito corridas, eu tinha muita balbúrdia para fazer na faculdade e não deu para postar. No dia 7/05 há um ano atrás  eu escrevi o meu primeiro post [primeiramente na plataforma do WordPress], ele se versou sobre a minha experiência lendo Orange. Depois da leitura desse mangá eu decidi criar meu próprio blog para poder desabafar, compartilhar e extravasar as minhas experiências de leitura e assistindo animes. Nessa época, eu tinha voltado para o "universo otaku" fazia mais ou menos uns sete meses e eu estava me sentido meio isolada, sem ter com quem conversar sobre o assunto e sobre o que eu estava lendo. Nesse momento eu ainda não tinha a dimensão de quanto a minha "volta" para esse universo foi providencial. 
Essa minha "volta" se deu no meio do meu processo depressivo, resultado de uma crise de ansiedade que eu tive. Em novembro de 2017, eu senti que eu estava esgotada, que eu precisava de férias. O ano de 2017 há sido muito intenso, muitos congressos e cursos e de fato cansativo, então para mim era natural estar me sentido tão cansada. Então eu decidi parar e dar uma descansada. O que eu demorei a perceber é que eu realmente parei. Eu não tinha vontade e ânimo para fazer nada relacionado a minha pesquisa, na verdade eu não consegui ler nada relacionada à minha área de atuação. Eu fiquei assim até pelo menos início/meio de janeiro. O meu prazo para voltar ao trabalho em full-time foi se postergando: de janeiro para fevereiro e assim até mais ou menos até meio de março e início de abril. Nessa fase, eu só fazia as atribuições básicas e as demandas que me eram pedidas.
Bem a minha válvula de escape nesse período foi os mangás e os anime (em menor escala). Eu voltei a ler mangás de depois de uma pausa de mais ou menos uns quatro ou cinco anos. Tudo começou com a releitura de Bleach [péssima escolha, eu sei...], e a partir daí eu devorava em sequência animes e mangás que eu encontrava, participava de grupos de discussão, descobri novos sites, fansub, passei a ler em outros idiomas e passei a procurar novas fontes de informação. Eu pulei de cabeça nesse universo de uma maneira que eu nunca havia feito.
Obviamente, minha família estava ficando preocupada, desde janeiro minha mãe chamava a minha atenção de que algo estava errado, que eu deveria procurar ajuda. Não adiantava, eu estava em processo de negação dos meus problemas. A minha ficha de algo estava errado comigo começou a cair em fevereiro/março quando eu recebi uma resposta positiva e eu não tive nenhuma reação, eu nem posso falar que eu fiquei feliz nesse primeiro momento. Aqui temos que dar um pause, pois esse era um dos grande sonho da minha vida que estava se concretizando e eu não fiquei feliz.
Eu só entendi o que aconteceu comigo depois de uma retrospectiva, de uma análise que eu fiz comigo mesma, mas essa análise só foi possível depois que eu li Orange. Só quando eu li Orange foi que eu vi o que eu estava passando, foi quando a ficha caiu de verdade. Eu não sei explicar, o que aconteceu, eu que ainda não tinha chorado, eu que não tinha colocado em palavras o que eu estava passando, consegui depois que eu vi a trajetória do Kakeru: depressão. A ficha não cai tão automaticamente assim, eu demorei um poucoquinho para digerir a leitura de Orange. É claro que os problemas do Kakeru não eram os mesmos que o meu, mas eu consegui me identificar com traços da trajetória dele e começar a aceitar e digerir a minha própria trajetória: no momento que parei eu tinha tantas questões em aberto na minha vida que foram elas que me bloquearam e contribuíram para o meu esgotamento físico e emocional e não a desculpa do ano super cansativo.
Revisitando esse período, eu acredito que a minha grande questão foi a negação da existência do problema, isso me bloqueou de tentar resolvê-lo mais cedo. O meu período depressivo acabou sendo o início de um período de autodescoberta e reconstrução de mim mesma, acredito que ele abriu um espaço para uma longa caminhada em busca de quem eu sou de verdade...eu me negava em vários aspectos dado as cobranças ou imagem que era esperada de mim. Claro, eu só faço essa análise hoje, depois que o pior passou. Hoje eu tento assumir logo que algo está errado e tento sempre não pensar excessivamente no futuro como eu fazia antes, digerir um dia de cada vez [quando dá né]. Outra coisa que eu faço é falar sobre esse período com todo mundo, não tenho vergonha alguma de ter passado pelo o que eu passei, e eu sempre penso que quem sabe a minha trajetória não pode ajudar alguém?
Quem diria que uma mangá teria o poder de me "fazer acordar". Foi uma surpresa para mim, eu não esperava por isso...eu comprei Orange para a minha prima, pois eu sabia que ele tratava de suicídio na adolescência, eu li antes de passar para ela para poder conversar sobre o tema com ela e ver como as coisas eram abordadas, pois ela tinha tinha 12 anos na época e o mangá era para 14 anos, e boom ele teve um efeito esse efeito em mim. 
Hoje o mundo otaku é a minha válvula de escape, não mais da realidade [de certa forma, já que a realidade está bem complicada de lidar ._.] como foi naquele momento, mas do meu dia-a-dia, ele é o meu momento de relaxar.
Nesse ano, o blog teve um papel importante para mim, sendo uma válvula de escape, um momento no qual eu posso compartilhar minhas experiências nesse universo e conversar com vocês sobre elas. 
O MOS teve 49 posts, a maior parte sobre mangás, e um total de mais de 6.200 visualizações! Muito obrigada queridxs leitorxs! Conto com vocês para mais esse ano ^^
Até mais! o/
----
Ps.: Eu troquei o banner do blog, agora temos Li Chang Ge, uma das protagonistas mais badass que eu já li!. Ela é a protagonista de Chand Ge Xing, meu quadrinho favorito! 💓💓💓💓
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas