Duas frustrações recentes de leituras com webtoons [DESABAFO]

Olá, queridxs! Sim, eu estou sumida, minha vida está muitíssimo corrida e eu não tenho tido tempo de atualizar as coisas da maneira que eu fazia antes. Eu até terminei de ler algumas coisas e montei possíveis listas e roteiros, mas não tive tempo de produzi-los. Eu tenho atualizados com um pouco mais de frequência a página no Facebook do blog. Vou tentar atualizar o blog duas vezes por mês ,já comecei a escrever ambos os posts! ^^
Ultimamente, eu tenho lido muitos webtoons, a maior parte coreanos, os manhwas. A razão da maior parte ser coreana  é a dificuldade de achar webtoons chineses (manhuas) românticos que não começam com um estupro ou tenham tramas muitíssimo complicadas  para se acompanhar seguindo sempre os mesmos clichês: brigas familiares homéricas, protagonistas dopadas, relacionamentos abusivos, gravidez indesejada (proveniente de um estupro) etc.
Atualmente, o meu leitor favorito para webtoons é o Bato.to, nele eu consigo entrar uma boa gama de webtoons em inglês e sem propaganda.
O ensejo do post de hoje foi uma “frustração” que eu tive essa semana quando do nada eu cheguei ao último capítulo de Lovely Bokhee-ssi. Sabe quando uma obra termina de uma forma tão abrupta que você se surpreende e a sensação final é de que você foi enrolado? Claro, algumas vezes as obras são forçadas ao término devido a problemas com os autores, pressão editorial e entre outros...mas mesmo assim, para nós leitores a experiência de leitura acaba ficando meia-boca, com aquele sentimento de frustração, principalmente quando nós gostávamos do enredo e/ou dos personagens, no final você sente que perdeu seu precioso tempo e dependendo do caso você fica com muita raiva…
A experiência com Lovely Bokhee-ssi me fez lembrar de outra experiência de frustração que eu tive com outro webtoon My ID is Gangnam Beauty.

ESSE POST É RECHEADO DE SPOILERS
  • Lovely Bokhee-ssi
Lovely Bokhee-ssi é um webtoon recheado de clichês do início ao fim. Esse webtoon narra a história de BokHee uma estudante nos seus vinte e poucos anos que é apaixonada por seu irmão adotivo mais velho, GunOo, que possui uma namorada de longa data. GunOo acaba de voltar de uma temporada nos EUA e passa a ser seu professor na faculdade e essa proximidade coloca Bok-hee em uma situação difícil. Bem, o plot não tem nada de novo e inovador, sinceramente eu não sei a razão pela qual eu continuei a leitura, mas eu continue até o seu “fim”.  
O final desse webtoon é o final esperado desde o inicio: BokHee e GunOo terminam juntos. Porém, ele foi muito adiantado, de maneira que o desenvolvimento dos personagens e da história foi compactada de uma forma que ficou bem meia-boca, e mesmo o meu interesse na série sendo ínfimo, eu fiquei com raiva. O personagem mais interessante e complexa, e também aquele que estava tendo um desenvolvimento legal, a ex-namorada do GunOo, SohYeon, foi completamente abortada, de uma forma que para mim ela ficou sem final. Isso me deixou bem frustrada, mas do que a compactação do final dos protagonistas.
Analisando por esse prisma, talvez ela fosse a razão de eu ter continuado a leitura dessa história…
----
Leitura em inglês: Bato.to
----
  • My ID is Gangnam Beauty
Eu já fiz uma resenha de  My ID is Gangnam Beauty aqui no blog para a lista de webtoons românticos parte 1 (estou escrevendo a parte 2!). Como eu escrevi lá, esse webtoon era um dos meus favoritos, principalmente, por ele abordar questões interessantes como a pressão dos padrões de beleza sobre as mulheres e pelo desenvolvimento da protagonista, a Mirai. Porém, o final dessa história não foi nada digna do desenvolvimento que ela estava tendo: os leitores ficaram capítulos afinco esperando pelo casal da trama se acertar e quando isso ocorre o foco da narrativa muda para a antagonista e boom a história acaba. Eu fiquei passada, quando eu li o “último capítulo” não acreditei que aquele era o final, meu sentimento foi de traição: “todo meu tempo investido para isso?”. Nesse mês novos capítulos extras estão sendo atualizados e a ânsia por saber como esse casal se desenvolveria está sendo suprida...
-----
Leitura em inglês: MangaDex
----
Eu fico por aqui! Você teve uma experiência de frustração de leitura devido a história terminar de forma abrupta sem ter todo o desenvolvimento que você esperava? Compartilhe a sua experiência nos comentários! ^^
Bom fim de semana para todxs! ^^
----

Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas