Ano Natsu [Review]

Olá,

Hoje eu vou escrever as minhas impressões sobre Ano Natsu. Esse mangá terminou recentemente, dezembro  de 2017, e até momento ele se encontra com tradução completa em espanhol feita por uma joint entre a Lemonade Scans, Scarlett Fansub e Takuma Usui no Fansub [links para leitura no final do post]. O mangá passou a ser publicado pela Kodansha em inglês no mês passado, o primeiro capítulo está disponível em inglês aqui.
A sinopse de Ano Natsu me lembrou Orange e por isso esse mangá tinha entrado na minha lista de leitura. Porém, mesmo partindo da mesma premissa de viagem no tempo e da temática de arrependimento, a história é muito diferente.
Já deve ter dado para perceber que eu gosto da temática viagem no tempo não é? Esse é a terceira review de mangás com essa temática...


Informação da obra
Título: Ano Natsu  |5 volumes (completo)| Público-alvo: Shoujo| Gênero: Drama,
Romance, School, Sci-Fi | Revista: ARIA (2016-2017)| Mangaká: Chika | Outras obras: Asami-sensei no Himitsu | MyAnimeList
>>>>Esse post possui spoilers, prossiga com cautela<<<<
Para mim, a leitura de Ano Natsu foi uma experiência razoável. A história é interessante, e em alguns momentos bem empolgante, a dinâmica de como o leitor vai sabendo o que aconteceu com o Taru é interessante e autora aborda temas importantes com a prostituição de adolescentes. Porém, algumas coisas me desagradaram.
A história começa com uma reunião de 10 anos da formatura do ensino médio do nosso grupo de protagonistas: Tamaki, Takumi, Yuki, Taichi, Shoji e Akita. Após se reencontrarem eles decidem continuar a festa de uma forma mais particular e vão beber uns drinks em um bar. Conversa vai, conversa vem, e eles decidem revelar de quem eles gostavam na época do colégio. A Tamaki revela que gostava do Takumi e ele diz a mesma coisa e a tensão aumenta...Yuki [melhor amiga duas caras da Tamaki] naquela época também gostava do Takumi, de maneira que ela mentiu para ele, afirmando que sua amiga na verdade gostava de outra pessoa [essa pessoa seria o Taru o melhor amigo do Takumi!]. A reunião fica com o climão, cada um decide deixar o passado para trás, exceto Takumi e Tamaki que ficam bêbados [afinal eles ficam pensando e se eu tivesse me confessado?!].
Depois dessa reunião, a heroína, Tamaki, acorda no seu quarto de adolescente, no começo ela não entende nada, ela não sabe se tudo é um sonho. Quando ela vai para escola, ela se encontra com o Taru e o Takumi. Ela começa a pensar que apenas ela do grupo que voltou ao passado...logo descobrimos que todos os seus amigos que estavam na reunião de formatura regressaram também. Os personagens voltam dez anos no tempo, tendo todas as suas memórias.
Diferentemente de Orange, nesse mangá o conflito entre alterar ou não o futuro é bem mais presente, principalmente porque os personagens sabem tudo o que irá ocorrer. Alguns personagens querem aproveitar essa nova chance para reescrever a sua história, enquanto outros têm medo de alterar o futuro. Aqui entra a questão da Yuki que tem um filho e não quer que esse futuro seja alterado de maneira alguma. O que me surpreendeu é que salvar o Taru [demora para saber o que exatamente ocorreu], é uma opção que não é unânime e nem é a primeira coisa que eles pensam quando voltam. Isso me incomodou um pouco, porque depois é mostrado que todos do grupo carregam um pedaço da culpa pelo o que aconteceu com o Taru.
A tônica da história são as mentiras contadas pelos personagens que quando somadas contribuíram para os acontecimentos de 10 anos atrás no festival de verão. Eu achei isso legal, pois mostra como tudo no fim está conectado e que ações individuais desconectadas quando somadas geram efeitos catastróficos. As mentiras são apresentadas no meio da história e nesses momentos os personagens já foram apresentados e trabalhados.
Takumi e Taru - Capas dos volumes 1 e 2
Na minha opinião, um grande problema dessa história é a protagonista, a Tamaki. Ela é muito insossa e sem personalidade e algumas das suas ações são muito estúpidas, eu me irritava muito com ela. No meu ponto de vista, ela acaba sumindo na narrativa quando comparada aos outros personagens que tem seus dilemas mais interessante e mais bem trabalhados. Além de tudo, eu não gostei da mentira que ela contou, eu não achei tão impactante quanto as outras.  Em comparação com a Tamaki, o Taru é um personagem complexo e interessante. Eu gostei que ele tem várias camadas e a sua as ações não são simples, ele é um personagem amargurado [na minha opinião ele tem um q de psicopata].
Outra coisa que eu não gostei nessa história foi como a viagem do tempo ocorre. Eu achei algo muito ridículo! Com o argumento utilizado pela autora todo mundo poderia viajar no tempo toda hora….¬¬'
Teve uma cena específica que eu achei mal trabalhada, a cena no hotel entre o Taru e Tamaki. Eu não entendi o que o Taru ia fazer, eu fiquei com medo naquele momento, eu pensei que teríamos um desfecho muito trágico. [Alguém mais ficou com pânico nesse momento?!]
A minha impressão sobre Ano Natsu é uma história que tem um enredo legalzinho, mas que não foi totalmente explorado e com protagonistas insossos, principalmente a Tamaki que é muito indecisa e tem cara de paisagem. Ponto alto foi o Taru, exatamente pq ele é um personagem com muitas camadas, que não preto no branco...a minha impressão dele não é positiva ou negativa, porque ele é complexo.
Mais alguém já leu Ano Natsu? O que você achou? Escreva nos comentários a sua experiência de leitura para nós conversarmos! ^^
Eu fico por aqui. Inté!
O/
----
Links para leitura
Ler em espanhol = TuMangaOnline
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas