Desabafo: #asminaspiramnohounen #asminaspiramnoseinen

Olá,
Habemus um post no meio da semana! \o/|o|\o/ Isso não significa que as coisas estão fáceis, na verdade estou em uma correria só, mas eu quis desabafar meu kokoro.
Eu estava pensando qual shounen ou seinen eu deveria inaugurar o novo “bloco” deste blog. Se você está por fora, eu perguntei para o pessoal que segue a página, especificamente para as mulheres que curtem shounen e seinen, se elas sentiam falta de um espaço para debater essas obras sem ter que aguentar comentários sexistas...daqueles indivíduos que retrucam “vai ler seu shoujo” ou que fazem comentários machistas em relação às personagens, denegrindo-as apenas pelo fato delas serem mulheres.
Eu já falei isso aqui, mas acho que não tem problema repetir, eu não me defino por um público alvo, quando eu leio eu busco por temáticas que me interessam. Dessa forma, eu leio qualquer coisa que me apetitar, seja shoujo, josei, shounen, seinen e até mesmo yaoi...se a história possuir temáticas que me interessem eu leio e ponto! Eu particularmente gosto de ação, me amarro em lutas e em armas de combate. ou seja, eu sou daquelas que pira em um arcos de torneiros.
Claro existem problemas nas obras desse públicos alvos, alguns que para uma leitora incomoda bastante como a sexulização extrema das personagens, aquele ecchi extremado.
A minha experiência com animes e mangás só foi o que foi graças aos shounens, não posso negar isso, seria uma heresia daquelas.

Al e Ed - FMA
Quando eu para para pensar qual foi o primeiro anime que eu me lembro ter visto, existe um empate entre Cavaleiros dos Zodíacos e Sailor Moon, quando ambos passavam na antiguissima TV Manchete [quem era vivo nessa época?!]. Minha infância foi marcada por Pokémon, Digimon e Dragon Ball Z. Se você me perguntar qual foi o mangá/anime que mais te impactou eu vou responder FullMetal Alchemist, pq Arawaka Hiromu [rainha |o| ] fez um obra prima. Para mim, FMA é o meu Harry Potter dos mangás! Aquela história fechadinha com o seu universo próprio todo construído e interligado, onde tudo funciona em harmonia e com uma narrativa maravilhosa que não cansa e com personagens muito bons. Minha adolescência foi marcada, além de FMA, por InuYasha, Naruto, Bleach, Death Note… Eu voltei a ler mangá depois de 5 anos “no limbo da vida adulta séria” porque eu queria saber o raio do final de Bleach [meu senhor que decepção…] e depois de eu ler Tokyo Ghoul os mangás se tornaram um caminho sem volta.
Kaneki - Tokyo Ghoul
[Parênteses: Quando eu terminar de ler Tokyo Ghoul RE e escrever sobre ele eu posso até fazer um desabafo sobre a minha depressão e como os mangás me ajudaram a sair da ilusão da “vida adulta séria”...eu tive uma jornada de autodescobrimento e de aceitação com o meu processo depressivo e aceitar esse meu lado otaku como sendo parte de quem eu sou e ligar o F para o que as pessoas dizem ou pensam sobre isso foi parte dessa jornada.]  

Outro anime shounen que me marcou muito foi Samurai X! Nossa, eu descobri o quanto estou “velha” quando eu li que Samurai X passou em 1999 no programa da Angélica na Globo, ou seja, fazem 19 ANOS que eu conheci a história do samurai andarilho! O_O
[Pausa para contar os cabelos brancos]
Eu me encontrei com Samurai X novamente na minha adolescência, acho que entre 2003/2004, ele passa em um bloco de madrugada do Cartoon, eu não lembro se era o Toonami. Bem, eu não conseguia ficar acordada, então eu gravava em fita VHS [sim, VHS, para os mais novos é isso aqui] e fica o meu domingo depois do almoço vendo loucamente o que eu tinha gravado [teve uma época que era reprisado Sailor Moon e Sakura também]. Eu sempre gostei de história, essa era a minha matéria favorita no tempo de escola e na faculdade também era o meu xodó. Toda a ambientação histórica presente em Samurai X só contribuiu para que eu gostasse mais ainda desse anime. Por causa de Samurai x, eu enchia o saco da minha professora de história perguntando coisas sobre a história japonesa!

Eren
Eu continuo acompanhando shounens, sou fã de Boku no Hero Academia e Shingeki no Kyojin [aqui em casa se para tudo para se assistir o episódio de Shingeki]. Eu acompanho Noragami [a review está no forno!] e Ao no Exorcist e gostei bastante de Nurarihyon no mago. Ainda tem aqueles shounens fora da categoria battle como Koe no Katachi que foi uma experiência de leitura muito enriquecedora [a review está no forno! x2] e até mesmo com temática esportiva como Haikyuu [CUIDADO ele é extremamente viciante!]. E o Hataraku Saibou, um dos queridinhos dessa temporada? Ainda existem os shounens que não parecem shounens, como Meido no Koi wa Enma Shidai!, que eu fiquei chocada quando soube que não era um shoujo.

 Sun MARAVILHO - Chang Ge Xing
Hoje em dia, se tem um público alvo que poderia chamar de favorito seria o seinen. Até momento não houve um seinen que eu li ou vi que me decepcionou. Como eu falei acima, Tokyo Ghoul foi aquele mangá que me levou de volta para o caminho da perdição. Ele  também o meu primeiro mangá “maduro”, o que falar sobre o quão brutal é experiência de se ler essa obra? A tragédia de Kaneki é uma história como poucas, com tantas reviravoltas que eu fico meio sem saber o que esperar do final.  Meu quadrinho favorito é Chang Ge Xing, um manhua seinen histórico maravilhoso, com uma arte linda e  com uma protagonista que é mil vezes mais f@#$ que a Mulan! Eu irei escrever sobre ele aqui, eu quero reler ele para fazer isso. O que falar de Boku dake ga Inai Machi? Oh coisa maravilhosa de ver, a melhor maratona de anime que eu já fiz. E Taiga raise wa Li e Innocent os meu vícios atuais? Oh là là é difícil escolher qual seinen é melhor! Eu estou começando a ver Bongou Stray Dogs e ele promete!
O público feminino é cada vez uma fatia maior do público shounen que eu fui informada pela Helena que existe até mesmo um nicho dentro desse público alvo dirigido para nós. \o/ A ideia dessa nova empreitada é postar mais reviews de shounens e também lançar discussões na página sobre mangás, episódios da temporada e personagens. Eu estava a procura de nomes para o bloco, e o único que veio a minha mente foi “As minas piram no shounen”. Se alguém tiver alguma sugestão me avisa, minha criatividade é bem pequena! >_<’

Conto com vocês, até mais! o/

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas