Gou: Himetachi no Sengoku [Review]

Olá,

Hoje eu vou fazer uma review de uma mangá que eu achei no MyAnimeList por acaso e que eu gostei bastante: Gou: Himetachi no Sengoku
Infelizmente esse mangá está disponível para leitura apenas em inglês. Ele foi traduzido pela Antisense Scans.

Informação da obra

Título: Gou: Himetachi no Sengoku  | 5 volumes (completo)
Público-alvo: Shoujo | Gênero: Drama, Romance, Histórico| Revista: Dessert (2010-2012) Mangaká: Akatsuki, Kaori (arte), Tabuchi, Kumiko (história)| MyAnimeList
>>>Esse post contém spoilers, prossiga com cuidado<<<
O mangá conta a história da Gou, a sobrinha de Oda Nobunaga. A história narra diversos fatos históricos do período Sengoku e o estabelecimento da era Edo/Tokugawa.  O período Sengoku é marcado por constantes guerras e instabilidade política. É nesse período que o processo de reunificação empreitado por Oda Nobunaga é iniciado. Esse período abrange  a metade do século XV e o final do século XVI [Mais info aqui]. A unificação do Japão foi concluída com o estabelecimento do bakufu Tokugawa, no qual o regime do xogunato é estabelecido [Mais info aqui].
Mapa dos locais dos acontecimentos do volume 1

Uma coisa interessante é que esse mangá mostra como as alianças estabelecidas eram frágeis e que mudanças ocorriam rapidamente e que laços de sangue não significavam muita coisa. Existem dois exemplos marcantes nessa história. Um deles é a morte do pai da Gou. Sob ordens do Nobunaga, o seu exército cercou o castelo do lorde Azai Namagasa marido da sua irmã, forçando o a cometer seppuku [ritual suicida japonês reservado à classe guerreira, principalmente samurai, em que ocorre o suicídio por esventramento]. Como consequência sua irmã fica viúva e seus sobrinhas órfãs.  Depois que o Nobunaga morre as alianças também ficam mais instáveis, pois, não havia uma figura como a dele que conseguia abranger seguidores.
O mangá mostra um pouco sobre o papel das mulheres nobres na sociedade feudal japonesa. Elas eram moeda de troca no estabelecimento de alianças entre os diferentes clãs. A Gou se casou três vezes, no primeiro casamento dela ela tinha apenas 10 anos, além dele ser seu primo. A mãe da Gou tem uma passagem bem interessante, no qual ela fala para o seu irmão que a batalha da mulher é permanecer viva, permanecer viva por mais um dia.
Primeiro encontro entre Hidetada e Gou
A Gou é uma personagem interessante, ela é forte e durona, ela se posiciona sempre em relação as coisas que estão acontecendo ao seu redor. Ela sofreu bastante. Ela perdeu o pai, quando ainda era um bebê pelas ordens do seu próprio tio. Depois ela perde a mãe e o padastro. Mais tarde ela é forçada a se casar com apenas 10 anos com o seu primo Saiji Kazunari [14 anos] e depois a se separar do seu marido um ano depois. Mais tarde, já com 18 anos, ela se casa novamente com Toyotomi Hidekatsu. Eles estavam apaixonados um pelo outro. O marido é enviado por Hideyoshi para uma guerra na Coreia, logo depois ela descobre que está grávida. Eu achei aqui que ela ia ter uma break no sofrimento, mas ela fica viúva com um ano de casamento e se torna mãe solteira. Passa um tempo e ela é forçada a se casar novamente, dessa vez com Tokugawa Hidetada. Ela é forçada a se separar da sua filha do seu segundo casamento. Essa parte eu achei muito cruel. A filha dela era herdeira do clã do seu pai, então ela deveria ficar no clã e não com a mãe. O casamento dela no início não é feliz, depois eles se entendem e passam a conviver em harmonia. Mas, o sofrimento da Gou ainda não acabou. Ela foi separada do seu filho, pois, ele como herdeiro iria ser criado separadamente dos pais. Quando ela tem o segundo filho ela decide que não irá se separar dele e isso acaba gerando conflito entre os filhos, o mais velho achava que não era amado pelos pais. Mas, ainda tem mais sofrimento, coitada da Gou! Ela acaba ficando do lado oposto da família da irmã mais velha e de seu sobrinho, e no final ambos acabam cometendo seppuku encurralados pelo marido da Gou. Atenção, além de sobrinho da Gou, ele era o marido da filha mais velha dela. A filha deles não perdoa o pai pela perda do marido. O que eu achei incrível é que a Gou deu à luz a 9 bebês! Quando nós estudamos em história aprendemos que muitas mulheres morriam em decorrência de complicações do parto, o fato da Gou ter tido 9 partos bem sucedidos me deixou impressionada!
Mapa de personagens - volume 4
>>>Fim dos spoilers<<<
Esse mangá é aulão de história romanceada, de maneira que as vezes a narrativa fica um pouco maçante. Como eu não conheço muito a história japonesa, as vezes eu me perdia um pouco, além disso são muitos personagens e eu não conseguia guardar o nome de todos. Mesmo assim, eu tive uma boa experiência lendo esse mangá. 

Eu li esse mangá já faz um tempo, então eu posso ter deixado alguns fatos importantes passarem...

Resumindo, se você gosta de histórias que se passam no período Sengoku, gosta de história japonesa, drama e romance, Gou: Himetachi no Sengoku é uma indicação interessante de leitura.
Eu fico por aqui! Inté!
O/
----
Links para leitura
Ler em inglês = MangaDex 
----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas