Hana Yori Dango [Desabafo: Não confunda amor com abuso]

Olá, bem vindo a mais uma sessão de desabafo. 

Infelizmente, o que mais existe em mangás direcionados ao público feminino (shoujo e josei) são exemplos de relacionamentos e comportamentos abusivos. As histórias são recheados de beijos forçados, namorados possessivos e extremamente ciumentos, violência de gênero e até mesmo cenas estupro [já que NÃO É NÃO aqui e no Japão]. O pior é que os mangás escritos para esses públicos alvo são escritos por mulheres. De maneira que as próprias mulheres acabam contribuindo para a naturalização desse tipo de comportamento e relacionamento, ao apenas apresentarem essas questões e não problematizá-las. 
Dessa vez, eu vou desabafar sobre protagonistas masculinos bostas e sobre a naturalização de algumas das questões levantas acima. Em particular, eu vou desabafar sobre um mangá que me irritou bastante e que eu acabei dropando: Hana Yori Dango.

Informações da obra
Título: Hana Yori Dango,  |37 volumes (completo)
Público-alvo: ShoujoGênero: Drama, Romance, School Revista: Margaret (1992-2008)
Mangaká: Kamio, Yoko | Outras obras: Hana Nochi Hare
Resumo: ​Makino Tsukushi é uma menina pobre, com pai desempregado e que vive com pouco dinheiro. Sua família, apesar da situação em que se encontra, envia a garota para uma escola de milionários para que ela possa arrumar um marido rico e salvá-los. Porém Tsukushi descobre que o mundo dos ricos é muito cruel, e quem comanda esse mundo são os F4 (4 Flores). Esse grupo liderado por Doumyouji, por serem os mais ricos, faz o que quer pela escola. Quando algo os contraria, eles colocam um aviso, um cartão vermelho no armário da pessoa e com isso, toda a escola passa a perseguir essa pessoa. Tsukushi é uma das marcadas com essa perseguição, mas ela não desiste e declara guerra aos F4. Porém, pode uma menina pobre ir contra as pessoas mais ricas do Japão? Fonte: Mangá Space.
MyAnimeList
Eu fui ler Hana Yori Dango devido os comentários dos usuários no TuMangaOnline. Eu estava lendo Hana Nochi Hare que é a versão next genaration desse mangá e sempre havia comentários comprando as duas histórias e exaltando os personagens do original, dentre eles a protagonista feminina, a Makino Tsukushi. 
Que decepção eu tive com essa história... como eu não tenho mais tempo, idade e paciência para certos tipos coisas eu acabei dropando a leitura e não pretendo voltar. Eu consegui ler, as vezes recorrendo a  leitura dinâmica, 132 dos 244 capítulos desse mangá. A minha decepção não foi com a Makino exatamente, mas com a narrativa construída pela autora.
  >>>>Esse post possui spoilers, prossiga com cautela<<<<
A ambientação da história é em um colégio de elite, no qual que reina soberanamente é um grupo formado por quatro alunos chamado de F4, as quatro flores.  Eles cometem bullying, são violentos fisicamente e verbalmente, descriminam as pessoas devido a sua classe social e não respeitam ninguém. Aqueles que os enfrentam ou quem eles acham que não se adequam a escola recebem um cartão vermelho, que é uma forma de passe livre para que os outros alunos passem a isolar e perseguir esse aluno. Para começar, o F4 não é um grupo legal, ele não é um grupo que deveria ser exaltado de maneira nenhuma...mas, a autora coloca ele no pedestal. 
A protagonista, Makino, é uma estudante pobre, que possui uma personalidade bem legal: ela se defende sozinha, luta por aquilo que acredita e não leva desaforo para casa. Por isso, ela acaba enfrentando de frente o F4 e por isso a sua vida vira um inferno. 
A nossa pobre Makino é o interesse amoroso do Doumyouji, o líder do F4 e o mais violento e autocentrado do grupo. Para você ter noção do inferno que a Makino passa, eu vou listar algumas das coisas que acontecem com a protagonista:
  • Vai defender um colega de bullying, ela acaba levando lixo na cara e desafia o F4;
  • Depois de receber o cartão vermelho do F4, ninguém mais na escola fala com ela;
  • Ela passa a ser perseguida com ameça de linchamento na escola;
  • Ela sofre uma tentativa de estupro por parte de colegas da escola, que foram financiados pelo Doumyouji;
  • O Doumyouji perde as estribeiras quando descobre que a Makino não está apaixonada por ele [imagina pq?] e ameça ela verbalmente e fisicamente, além de dar ao entender que iria abusar dela...
  • Rola fofoca na escola e a Makino sofre bullying pesado, apanha e AMARRADA NA PARTE TRASEIRA DE UM CARRO => Isso não foi culpa direta do F4, mas o Doumyouji aparece e  não ajuda ela, sério a preocupação dele e que ela poderia ter dormido com outro cara...Ele volta depois de um tempo para ajudá-la dizendo que acreditava nela e pede desculpa [AMÉM!], mas ela já tinha apanhado mais ¬¬ (capítulo 26-29) 
  • O Doumyouji deu dois tapas na cara da Makino até onde eu li.
Essas foram as coisas que eu me lembrei....



A narrativa construída pela autora nos apresenta essa visão dos personagens e quer nos mostrar como eles irão mudar ao se relacionarem com a Makino. Eu não realmente não me importo se a Makino irá mudar ao não F4, se eles irão se tornar santos, eles cometeram e incitaram crimes, eles tem que responder pelas suas ações no mínimo.
Alguém em sã consciência iria querer um namorado com esse histórico? Mas, o mais incrível é que as pessoas torcem pela a Makino e o Doumyouji! Para mim é inaceitável que a Makino terminasse com alguém do F4...O Doumyouji é violento, destemperado e possessivo. Ele não é um parceiro legal, ele se tornar um santo não apaga tudo que já ocorreu na minha opinião. [não significa que não acredito em redenção...]

O problema não é apresentar questões como o abuso moral, tentativa de estupro, bullying e violência, o problema é que esses assuntos não foram problematizadas no mangá. Na minha opinião ISSO É MUITO PERIGOSO . Eu acredito que não problematizar essas questões é naturalizá-las, é torná-las normal/comum...é aceitar um relacionamento com um parceiro que tentou te abusar, que pagou para que abusassem de você, que te bateu e que te viu amarrada em um carro e não te ajudou pq estava em choque por causa de uma foto como "normal", é confundir o amor com uma relação abusiva.
Hana Yori Dango tem como público garotas entre 10 e 18 anos, muitas delas podem ser suscetíveis e influenciadas por esse tipo de obra. Isso contribui para que essas leitoras estabeleçam esses tipos de comportamentos como parte de uma relação afetiva saudável. Por isso a naturalização e não contestação dessas questões é muito problemática. O leitor pode estar achando que eu estou exagerando, mas eu vejo isso claramente em alguns comentários nos capítulos de diferentes mangás. Em alguns deles é possível ver que as pessoas não se dão contam ou a devida importância dos problemas de um relacionamento abusivo ou pior, em muitas vezes  eles nem se dão conta que aquilo é um exemplo relacionamento abusivo.

Eu tenho pelo menos mais duas obras que me chocaram bastante e que abordam toda essa questão de relacionamento abusivo e a sua a não sua problematização e a representação feminina. Ou seja, haverá mais desabafo sobre essa questão.

Se alguém leu o mangá inteiro e achou que essas questões melhoram com o desenvolvimento da história depois do capítulo 132? 

Isso aqui é minha mera opinião, tá? Opinião cada um pode ter a sua ^^

O/
-----
Mais informação sobre o tema:
A Valéria Fernandes do Shoujo Café, tem um trabalho onde ela explora o papel da representação feminina nos quadrinhos na cultura do estupro. Aqui 
-----
Links para leitura em português
Ler Hana Yori Dango =  Mangá Space 
Ler Hana Nochi Hare  = Mangá Space 
-----
Curta a nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens em Destaque

Mais visualisadas